Buscar

A Mata Atlântica é uma das f lorestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De fato, é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais...

A Mata Atlântica é uma das f lorestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De fato, é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. Para se ter uma idéia da situação de risco em que se encontra, basta saber que à época do descobrimento do Brasil ela tinha uma área equivalente a um terço da Amazônia, ou 12% do território nacional, estendendo-se do Ceará ao Rio Grande do Sul. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área original. Sobre a Mata Atlântica e seus impactos, é correto af irmar que, EXCETO:

Algumas espécies como o mico-leão-da-cara-dourada, a onça pintada e a jaguatirica são animais ameaçados pela destruição da Mata Atlântica.
O desmatamento leva a um rápido empobrecimento dos solos, já que as águas da chuva levam os minerais e os carrega para o lençol subterrâneo - lixiviação.
As águas dos grandes rios que cortam a Mata Atlântica são barrentas por causa dos sedimentos arrastados pela erosão do solo desprotegido de vegetação.
A Mata Atlântica sofreu um aumento da área destruída, assim como o poder de captura do CO2 atmosférico por causa das mudanças climáticas.
a) Algumas espécies como o mico-leão-da-cara-dourada, a onça pintada e a jaguatirica são animais ameaçados pela destruição da Mata Atlântica.
b) O desmatamento leva a um rápido empobrecimento dos solos, já que as águas da chuva levam os minerais e os carrega para o lençol subterrâneo - lixiviação.
c) As águas dos grandes rios que cortam a Mata Atlântica são barrentas por causa dos sedimentos arrastados pela erosão do solo desprotegido de vegetação.
d) A Mata Atlântica sofreu um aumento da área destruída, assim como o poder de captura do CO2 atmosférico por causa das mudanças climáticas.

Essa pergunta também está no material:

Ciência do Ambiente - Lista de exercício 2
12 pág.

Ciências do Ambiente Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: d) A Mata Atlântica sofreu um aumento da área destruída, assim como o poder de captura do CO2 atmosférico por causa das mudanças climáticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais