Buscar

DAVID GUETTA, empregado da empresa WXYZ Ltda., quando de sua admissão, celebrou banco de horas junto ao empregador, mediante acordo individual escr...

DAVID GUETTA, empregado da empresa WXYZ Ltda., quando de sua admissão, celebrou banco de horas junto ao empregador, mediante acordo individual escrito, de modo que o excesso de horas em um dia seja compensado pela correspondente diminuição em outro, desde que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. Diante desta situação:

O banco de horas pactuado entre empregado e empregador, mediante acordo individual escrito, é válido e eficaz.
O banco de horas pode ser pactuado entre empregado e empregador, mediante acordo individual escrito, desde que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
A) O banco de horas pactuado é plenamente válido e eficaz.
B) O banco de horas é inválido, pois sempre deve ser precedido de instrumento coletivo de trabalho (ACT/CCT).
C) O banco de horas é inválido, pois empregado e empregador somente podem ajustá-lo, mediante acordo individual escrito, por período máximo de seis meses para compensação.
D) O banco de horas é hipótese de compensação de jornada que foi declarado inconstitucional pelo STF.

Essa pergunta também está no material:

Reforma Trabalhista simu 1 com resposta
14 pág.

Direito do Trabalho I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "B) O banco de horas é inválido, pois sempre deve ser precedido de instrumento coletivo de trabalho (ACT/CCT)." O banco de horas é uma forma de compensação de horas extras trabalhadas, em que o empregado pode trabalhar além da sua jornada normal em um dia e compensar essas horas em outro dia. No entanto, para que seja válido, é necessário que seja previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho, conforme o artigo 59, § 2º, da CLT. Dessa forma, o banco de horas pactuado entre empregado e empregador, mediante acordo individual escrito, não é válido e eficaz, sendo necessário que seja precedido de instrumento coletivo de trabalho (ACT/CCT).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais