Buscar

É possível falarmos em tentativa de homicídio? Na hipótese, houve desistência voluntária ou arrependimento eficaz? Qual a situação jurídico-penal d...

É possível falarmos em tentativa de homicídio? Na hipótese, houve desistência voluntária ou arrependimento eficaz? Qual a situação jurídico-penal de Caio e Mévio?


Sim, é possível falarmos em tentativa de homicídio. Na hipótese, houve desistência voluntária. A situação jurídico-penal de Caio e Mévio é de tentativa de homicídio.
Não, não é possível falarmos em tentativa de homicídio. Na hipótese, houve arrependimento eficaz. A situação jurídico-penal de Caio e Mévio é de homicídio consumado.

Essa pergunta também está no material:

Direito Penal I (1)
28 pág.

Direito Penal I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, é possível falarmos em tentativa de homicídio. Na hipótese apresentada, houve desistência voluntária, que é uma das formas de exclusão da tipicidade da conduta. A desistência voluntária ocorre quando o agente desiste de prosseguir na execução do crime, impedindo que o resultado se produza. Nesse caso, o agente pratica atos executórios, mas decide interromper a execução do crime antes que ele se consume. A situação jurídico-penal de Caio e Mévio é de tentativa de homicídio, pois eles iniciaram a execução do crime, mas não conseguiram consumá-lo por circunstâncias alheias à vontade deles.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais