Buscar

Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, relacione os diferentes usos da lingu...

Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, relacione os diferentes usos da linguagem aos seus respectivos conceitos.
(1) Uso afetivo
(2) Uso lúdico
(3) Uso prático
(4) Uso representativo
(5) Uso dialético
É um uso formal que não se destina tanto à descrição ou ao relato, quanto a fazer e a desfazer combinações simbólicas.
É o uso que decorre de emissões sonoras vinculadas aos estados de satisfação ou de calma, caracterizando-se por repetições ritmadas.
É o mais primitivo e o mais consolidado dos usos da linguagem. Tem origem na expressão espontânea das emoções e também nos gestos pelos quais se preparam e esboçam as ações.
É o uso que tem por fim facilitar a ação em processo de desenvolvimento, sobretudo a ação que se cumpre em condições coletivas de colaboração ou de rivalidade.
Por meio desse uso, o indivíduo abandona o domínio da linguagem determinada pelo estado afetivo do momento para ingressar pela situação concreta. Assim, o indivíduo entra em uma área particularmente artificial, onde se impõe ter-se presente, na imaginação, aquilo que está ausente e onde é necessário supor situações existentes.
A) 4 – 5 – 2 – 1 – 3
B) 5 – 2 – 1 – 3 – 4
C) 5 – 1 – 2 – 3 – 4
D) 4 – 2 – 1 – 3 – 5
E) 3 – 2 – 5 – 1 – 4

Essa pergunta também está no material:

Apol Oral e escrita
7 pág.

Fala e Escrita Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) 5 - 1 - 2 - 3 - 4. O uso afetivo é o mais primitivo e consolidado dos usos da linguagem, tem origem na expressão espontânea das emoções e também nos gestos pelos quais se preparam e esboçam as ações. Esse uso está relacionado ao conceito 1. O uso lúdico decorre de emissões sonoras vinculadas aos estados de satisfação ou de calma, caracterizando-se por repetições ritmadas. Esse uso está relacionado ao conceito 2. O uso prático tem por fim facilitar a ação em processo de desenvolvimento, sobretudo a ação que se cumpre em condições coletivas de colaboração ou de rivalidade. Esse uso está relacionado ao conceito 3. O uso representativo é um uso formal que não se destina tanto à descrição ou ao relato, quanto a fazer e a desfazer combinações simbólicas. Esse uso está relacionado ao conceito 4. Por fim, o uso dialético é aquele em que o indivíduo abandona o domínio da linguagem determinada pelo estado afetivo do momento para ingressar pela situação concreta. Esse uso está relacionado ao conceito 5.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais