Buscar

What are the different types of criminal actions in Brazil? Ação penal pública Ação penal privada Ação penal de exclusiva iniciativa privada Ação p...

What are the different types of criminal actions in Brazil?
Ação penal pública
Ação penal privada
Ação penal de exclusiva iniciativa privada
Ação privada subsidiária da pública
Ação penal condicionada à representação
A ação penal privada é sempre iniciada através da queixa.
Na ação penal de exclusiva iniciativa privada, o ofendido tem o direito privativo de promover a ação penal.
Na ação privada subsidiária da pública, o Ministério Público pode propor a ação penal mesmo depois de esgotado o prazo decadencial do ofendido.
Na ação penal condicionada à representação, a representação é uma condição de procedibilidade para que o Ministério Público possa iniciar a ação penal.
Em alguns casos, a ação pública só pode ser iniciada mediante requisição do Ministro da Justiça.

Essa pergunta também está no material:

Introdução à ação Penal - Resumo
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem diferentes tipos de ações penais no Brasil, são elas: 1. Ação penal pública: é aquela em que o Ministério Público é o responsável por promover a ação penal, independentemente da vontade da vítima ou de seus familiares. 2. Ação penal privada: é aquela em que a vítima ou seus familiares são os responsáveis por promover a ação penal, através da apresentação de uma queixa-crime. 3. Ação penal de exclusiva iniciativa privada: é aquela em que somente a vítima tem o direito de promover a ação penal, sem a possibilidade de intervenção do Ministério Público. 4. Ação privada subsidiária da pública: é aquela em que a vítima tem o direito de promover a ação penal, mas caso não o faça, o Ministério Público pode assumir a responsabilidade pela ação penal. 5. Ação penal condicionada à representação: é aquela em que a vítima precisa apresentar uma representação para que o Ministério Público possa promover a ação penal. 6. Ação penal pública condicionada à representação: é aquela em que o Ministério Público só pode promover a ação penal mediante a apresentação de uma representação pela vítima ou por seu representante legal. Em alguns casos, a ação pública só pode ser iniciada mediante requisição do Ministro da Justiça.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais