Buscar

Paciente com colecistopatia crônica calculosa e coledocolitíase com colédoco de 8 mm de diâmetro, sem icterícia, o tratamento é: A) Colecistectom...

Paciente com colecistopatia crônica calculosa e coledocolitíase com colédoco de 8 mm de diâmetro, sem icterícia, o tratamento é:


A) Colecistectomia videolaparoscópica.
B) Colecistectomia convencional.
C) Colecistectomia videolaparoscópica associada à exploração do colédoco por videolaparoscopia para retirada do(s) cálculo(s).
D) Colecistectomia videolaparoscópica e a realização de CPRE com papilotomia para retirada do(s) cálculo(s).
E) As respostas C e D estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA R1 UNCISAL 2017
12 pág.

Medicina Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso descrito, o tratamento indicado é a opção C) Colecistectomia videolaparoscópica associada à exploração do colédoco por videolaparoscopia para retirada do(s) cálculo(s). Isso porque o paciente apresenta colecistopatia crônica calculosa e coledocolitíase, ou seja, cálculos na vesícula biliar e no ducto biliar comum, respectivamente. A opção de realizar apenas a colecistectomia não resolveria o problema dos cálculos no colédoco, enquanto a opção de realizar a CPRE com papilotomia pode ser mais invasiva e apresentar mais riscos para o paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais