Buscar

A Abordagem Humanista conhecida como “terceira força” da psicologia representava a rejeição ao suposto determinismo das propostas da psicanálise e ...

A Abordagem Humanista conhecida como “terceira força” da psicologia representava a rejeição ao suposto determinismo das propostas da psicanálise e do behaviorismo. A respeito da proposta humanista, assinale a alternativa incorreta:


A) A Abordagem Humanista propunha que as qualidades que melhor caracterizavam os seres humanos eram o livre-arbítrio e a sensação de responsabilidade e propósito, de sentido na vida.
B) Os psicólogos humanistas negavam que a tendência ao autodesenvolvimento como inata ao ser humano, salientando que esta características só se estabeleceria em condições histórico-culturais favoráveis.
C) Os psicólogos humanistas criticavam a ideia de que o comportamento humano pudesse ser reduzido a instintos biológicos recalcados.
D) Como afirma Sá (2007), a fenomenologia proposta por Edmund Husserl (1859 - 1938) influenciou decisivamente o movimento filosófico e cultural ocorrido na Europa do pós-guerra denominado existencialismo. "Fenomenologia e existencialismo, em suas convergências, tensões e entrecruzamentos, constituem juntos uma das importantes matrizes filosóficas das psicologias do século XX" (SÁ, R. N. As influências da fenomenologia e do existencialismo na psicologia. In: JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, A.A.L.; PORTUGAL, F.T.(orgs.) História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007, p. 319.)

Essa pergunta também está no material:

tsp ed
10 pág.

Psicologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B, pois a Abordagem Humanista defende que a tendência ao autodesenvolvimento é inata ao ser humano, independente das condições histórico-culturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais