Buscar

Em relação às alegações finais, assinale a alternativa correta. As alegações finais revelam a essencialidade à defesa do acusado, uma vez que, ant...

Em relação às alegações finais, assinale a alternativa correta.

As alegações finais revelam a essencialidade à defesa do acusado, uma vez que, antes de ser proferida a sentença, é a última oportunidade para que sejam arguidas teses de mérito, nulidade, excludentes da ilicitude, teses subsidiárias e outras, as quais devem ser estudadas pela defesa, buscando melhor benefício do paciente.
a. As alegações finais são peça essencial para o processo penal e a ausência de apresentação implica em vício sanável que deve ser arguido em qualquer tempo pela defesa, levando à anulação da audiência de instrução e julgamento.
b. Quando o Ministério Público reitera nos memoriais pela acusação, com pedido de condenação do réu, e a defesa deixa de apresentar alegações finais, cabe ao juiz conhecer o pedido do Parquet, pela ausência de vício no curso processual.
c. Quando o Parquet requer o reconhecimento de agravantes e a defesa não apresenta teses subsidiárias nos memoriais, deve o juiz reconhecer de ofício o pedido da acusação, sob pena de nulidade processual.
d. Ainda que não sejam apresentadas alegações finais pela defesa do acusado, nos casos em que há prejuízo do réu o curso processual é considerado nulo desde a fase que deveriam ter sido oferecidos os memoriais.
e. Quando a defesa deixa de apresentar as alegações finais e há pedido de condenação pelo Parquet, reconhecido em sentença, ocorre mera deficiência processual, inadmissível pedido de nulidade do processo.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 06 3 de 5
2 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a". As alegações finais são peça essencial para o processo penal e a ausência de apresentação implica em vício sanável que deve ser arguido em qualquer tempo pela defesa, levando à anulação da audiência de instrução e julgamento. As alegações finais são a última oportunidade para que a defesa apresente suas teses de mérito, nulidade, excludentes da ilicitude, teses subsidiárias e outras, buscando o melhor benefício do acusado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais