Buscar

Diante do curso do processo penal, as alegações finais representam uma peça extremamente importante para as partes, visto que são o último ato proc...

Diante do curso do processo penal, as alegações finais representam uma peça extremamente importante para as partes, visto que são o último ato processual em que devem ser alegadas questões de fato e de direito antes da tomada de decisão pelo juiz da causa por meio da sentença. É nesse momento processual que a defesa deve alegar tudo o que for importante para o acusado, sendo, portanto, uma peça processual que abarca um grande número de teses possíveis. No que diz respeito às teses que podem ser objeto das alegações finais, indique o enunciado correto.


a. A defesa, nas alegações finais, pode pedir a absolvição sumária, com base no artigo 397, do CPP, pela existência de causa excludente da ilicitude.
b. Citado o acusado por edital e dando o juiz prosseguimento ao processo penal, deve ser requerida a absolvição do réu por extinção da punibilidade.
c. Nas alegações finais, a defesa pode requerer afastamento de agravantes e fixação de pena mínima, ainda que faça pedido pela absolvição do acusado.
d. Prescrição e decadência, por serem nulidades relativas, devem ser arguidas na resposta à acusação, pois são teses preclusas nas alegações finais.
e. Provada a inexistência do fato, a defesa, nas alegações finais, pode requerer a absolvição sumária do acusado no rito ordinário.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 06 2 de 5
2 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. A defesa, nas alegações finais, pode pedir a absolvição sumária, com base no artigo 397, do CPP, pela existência de causa excludente da ilicitude. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais