Buscar

Segundo pesquisas na área da Sociolinguística, a substituição de nós por a gente está se efetivando progressivamente, seja entre os falantes culto...

Segundo pesquisas na área da Sociolinguística, a substituição de nós por a gente está se efetivando progressivamente, seja entre os falantes cultos, seja entre os não-cultos. Sobre o ensino do quadro de pronomes pessoais do português brasileiro, o professor deve estar atento para, ao abordar o assunto em sala de aula, I- mostrar aos alunos que a substituição de nós por a gente está sendo implementada de forma acelerada nos últimos trinta anos. II- comentar que essa substituição ocorreu não só na oralidade, mas também em textos escritos, em que há reproduções de situações de diálogos ou em textos de menor grau de formalidade. III- afirmar que as formas nós ~ a gente e tu ~ você ainda coexistem no português brasileiro. IV- substituir o quadro dos pronomes, retirando o vós e substituindo o nós por a gente e e fato produz. Segundo os resultados das pesquisas do projeto NURC, pode-se dizer que A- Nas situações formais de fala de informantes de escolaridade mais alta, a distância entre as prescrições e o uso real já é significativa. B- Se os falantes de escolaridade mais alta nas suas falas formais se comportam como tal em relação à norma prescritiva, provavelmente se comportam da mesma forma em relação à escrita. C- Não há diferença de uso entre o modo como o indivíduo altamente escolarizado produz em contextos de fala informal e o que está prescrito na gramática normativa. Está(ão) correto(s) o(s) resultado(s) apresentado(s) na(s) letra(s):

O professor deve mostrar aos alunos que a substituição de nós por a gente está sendo implementada de forma acelerada nos últimos trinta anos.
O professor deve comentar que essa substituição ocorreu não só na oralidade, mas também em textos escritos, em que há reproduções de situações de diálogos ou em textos de menor grau de formalidade.
O professor deve afirmar que as formas nós ~ a gente e tu ~ você ainda coexistem no português brasileiro.
A, B e C apenas
B apenas
A e B apenas
C apenas

Essa pergunta também está no material:

Exercício 4 LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L. PORTUGUESA.
5 pág.

Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - A, B e C apenas. O professor deve mostrar aos alunos que a substituição de nós por a gente está sendo implementada de forma acelerada nos últimos trinta anos, comentar que essa substituição ocorreu não só na oralidade, mas também em textos escritos, em que há reproduções de situações de diálogos ou em textos de menor grau de formalidade e afirmar que as formas nós ~ a gente e tu ~ você ainda coexistem no português brasileiro. Quanto aos resultados das pesquisas do projeto NURC, pode-se dizer que nas situações formais de fala de informantes de escolaridade mais alta, a distância entre as prescrições e o uso real já é significativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais