Buscar

Em se tratando de estabilidade e garantias provisórias de emprego, considerando a legislação vigente e a jurisprudência sumulada do Tribunal Superi...

Em se tratando de estabilidade e garantias provisórias de emprego, considerando a legislação vigente e a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, analise as seguintes proposições:
Os titulares da representação dos empregados na CIPA não poderão sofrer despedida arbitrária, entendendo-se como tal a que não se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
A empregada gestante tem garantia de emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
O empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do mandato, não pode ser dispensado sem justa causa.

a) Todas as proposições estão corretas.
b) Apenas a proposição II está incorreta.
c) Apenas a proposição III está incorreta.
d) As proposições I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Respostas Prova AV2
6 pág.

Direito do Trabalho I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As proposições I e III estão corretas. Justificativa: - A proposição I está correta, pois os membros da CIPA possuem estabilidade provisória no emprego, não podendo ser demitidos sem justa causa, conforme o artigo 10, II, "a" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988. - A proposição II está incorreta, pois a garantia de emprego da gestante é desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, conforme o artigo 10, II, "b" do ADCT da Constituição Federal de 1988. - A proposição III está correta, pois o empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes possui estabilidade provisória no emprego, não podendo ser demitido sem justa causa, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do mandato, conforme a Súmula 339 do Tribunal Superior do Trabalho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais