Buscar

Muitos problemas foram encontrados a partir da crise de software, ocorrida a partir da década de 1960, entre os quais: baixa produtividade dos dese...

Muitos problemas foram encontrados a partir da crise de software, ocorrida a partir da década de 1960, entre os quais: baixa produtividade dos desenvolvedores, falta de metodologia formal para o desenvolvimento, código-fonte de baixa qualidade, entre outros. Para resolver muitos destes problemas, surgiu o paradigma da orientação a objetos. Neste contexto, disserte sobre como o uso de modelos da orientação a objetos melhora o problema de baixa produtividade da equipe de desenvolvimento e o código-fonte de má qualidade.

Os modelos da UML na orientação a objetos (diagramas) servem como documentação, permitindo que todos os envolvidos tenham conhecimento das funcionalidades do software.
Nos modelos estão documentados os padrões utilizados no desenvolvimento, inclusive padrões de código-fonte, de como ele deve ser desenvolvido, e isso evita que seja gerado um código-fonte de má qualidade, exceto se o programador não seguir a documentação.
Durante a manutenção do software, através dos modelos, facilita-se bastante para as alterações, diminuindo o tempo de trabalho de desenvolvimento e evitando, normalmente, que uma alteração afete outra funcionalidade, pois através dos modelos pode-se realizar uma rastreabilidade de onde será alterado.
Mesmo no desenvolvimento de um novo software, os modelos servem como base para desenvolver o código-fonte, seguindo o padrão.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação III Análise Orientada a Objetos II (ADS14)
1 pág.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paradigma da orientação a objetos surgiu como uma solução para muitos dos problemas encontrados na crise de software, como a baixa produtividade dos desenvolvedores e o código-fonte de baixa qualidade. O uso de modelos da orientação a objetos, como os diagramas da UML, pode melhorar significativamente esses problemas. Os modelos da UML servem como documentação, permitindo que todos os envolvidos no projeto tenham conhecimento das funcionalidades do software. Isso evita que o código-fonte seja de má qualidade, pois os padrões utilizados no desenvolvimento, inclusive padrões de código-fonte, são documentados nos modelos. Dessa forma, é possível garantir que o código-fonte seja desenvolvido seguindo um padrão. Durante a manutenção do software, os modelos da UML facilitam as alterações, diminuindo o tempo de trabalho de desenvolvimento e evitando que uma alteração afete outra funcionalidade. Isso ocorre porque, através dos modelos, é possível realizar uma rastreabilidade de onde será alterado. Mesmo no desenvolvimento de um novo software, os modelos da UML servem como base para desenvolver o código-fonte, seguindo o padrão estabelecido. Isso garante que o código-fonte seja de alta qualidade desde o início do projeto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais