Buscar

A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na p...

A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Quanto a goniometria pode-se afirmar:


Todas as afirmativas estão corretas.
As medidas devem ser sempre comparadas com o lado contra-lateral, se esse estiver são, assim estabelecendo um parâmetro de normalidade.
As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta e passam a ser duvidosa, quando tomadas por mais de um fisioterapeuta.
Alguns fatores influenciam na precisão da medida como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo.
Cada articulação tem uma amplitude normal dos ângulos e é importante o conhecimento dessas medidas para que se possa identificar alterações nas amplitudes articulares.

Essa pergunta também está no material:

Simulado de AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL av1
4 pág.

Avaliação Cinético Funcional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Todas as afirmativas estão corretas." A goniometria é uma técnica utilizada para medir os ângulos das articulações do corpo humano, permitindo avaliar a amplitude de movimento e identificar possíveis limitações ou alterações. É importante que as medidas sejam comparadas com o lado contralateral, quando possível, para estabelecer um parâmetro de normalidade. As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta, mas também podem ser confiáveis quando tomadas por diferentes fisioterapeutas, desde que sejam seguidos os mesmos procedimentos e critérios de avaliação. Alguns fatores podem influenciar na precisão da medida, como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo. É importante conhecer as amplitudes normais das articulações para identificar possíveis alterações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais