Buscar

POR QUE ESTUDAR MECÂNICA DOS FLUIDOS? Fluido é uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangenci...

POR QUE ESTUDAR MECÂNICA DOS FLUIDOS?

Fluido é uma substância que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangencial) não importa quão pequena ela seja.
As grandezas que são contadas não possuem dimensão porém, todas aquelas que são medidas, precisam de um padrão de comparação.
As grandezas mensuráveis em geral são divididas em dois grupos: grandezas fundamentais e grandezas derivadas.
Em fenômenos de transferência as grandezas fundamentais empregadas são: massa de cada componente do sistema (M), comprimento (L), tempo (T) e temperatura (ϴ).
A conversão de unidades de um sistema para outro é feita facilmente se as quantidades são expressas como uma função das unidades fundamentais de massa, comprimento, tempo e temperatura.
A densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.

Essa pergunta também está no material:

Fenomenos dos transportes_revisaoav1
38 pág.

Física Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Mecânica dos Fluidos é uma área de estudo importante para diversas áreas da engenharia, como a engenharia civil, mecânica, química, entre outras. Ela é responsável por estudar o comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento, bem como as forças que atuam sobre eles. O conhecimento em Mecânica dos Fluidos é fundamental para o projeto e dimensionamento de sistemas hidráulicos, como tubulações, bombas, válvulas, entre outros. Além disso, é importante para o estudo de fenômenos naturais, como a dinâmica dos oceanos e da atmosfera. Através da Mecânica dos Fluidos, é possível entender como os fluidos se comportam em diferentes situações, como em escoamentos laminar e turbulento, e como as forças de arrasto e sustentação atuam em corpos imersos em fluidos. Portanto, estudar Mecânica dos Fluidos é essencial para o desenvolvimento de projetos e soluções em diversas áreas da engenharia, além de ser uma área fascinante e desafiadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais