Buscar

A figura a seguir é uma cena do filme 'Tempos Modernos' de Charles Chaplin, do ano de 1936. Carlitos, personagem principal, é um operário que traba...

A figura a seguir é uma cena do filme 'Tempos Modernos' de Charles Chaplin, do ano de 1936. Carlitos, personagem principal, é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos e em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem. É um retrato de que a produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, levando à repetição de movimentos por parte do operário e, portanto, à alienação dele. I. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de trabalho pode contribuir para o aparecimento de doenças psicoemocionais como a monotonia decorrente de um ambiente pobre em estímulos, trabalho repetitivo, sem muita possibilidade de movimentos corporais e a fadiga que pode ser considerada como um cansaço físico ou mental resultante de um trabalho prolongado e com sobrecargas. Sintomas como cansaço, sonolência, falta de disposição e atenção, irritabilidade e desmotivação são comuns e levam a um aumento do risco de desenvolvimento de dores musculares, ansiedade e depressão. Aspecto ergonômico cognitivo e a ergonomia organizacional são essenciais. II. A fisioterapia do trabalho é especialidade reconhecida desde 2008 e este profissional atua de acordo com os níveis preventivos. Na prevenção primária, sua atuação consiste, sucintamente, em analisar o posto de trabalho e os equipamentos utilizados pelo trabalhador, realizar análises biomecânicas, posturais e antropométricas, identificando as tarefas de alto risco de lesões e conscientização para os funcionários abordando os riscos ambientais, as posturas inadequadas e o mecanismo de lesão. Assinale a alternativa CORRETA.

I. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de trabalho pode contribuir para o aparecimento de doenças psicoemocionais como a monotonia decorrente de um ambiente pobre em estímulos, trabalho repetitivo, sem muita possibilidade de movimentos corporais e a fadiga que pode ser considerada como um cansaço físico ou mental resultante de um trabalho prolongado e com sobrecargas. Sintomas como cansaço, sonolência, falta de disposição e atenção, irritabilidade e desmotivação são comuns e levam a um aumento do risco de desenvolvimento de dores musculares, ansiedade e depressão. Aspecto ergonômico cognitivo e a ergonomia organizacional são essenciais.
II. A fisioterapia do trabalho é especialidade reconhecida desde 2008 e este profissional atua de acordo com os níveis preventivos. Na prevenção primária, sua atuação consiste, sucintamente, em analisar o posto de trabalho e os equipamentos utilizados pelo trabalhador, realizar análises biomecânicas, posturais e antropométricas, identificando as tarefas de alto risco de lesões e conscientização para os funcionários abordando os riscos ambientais, as posturas inadequadas e o mecanismo de lesão.
A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C) As afirmativas I e II estão corretas.
D) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

FISIOTERAPIA PREVENTIVA PROVAS
13 pág.

Fisioterapia Preventiva Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) As afirmativas I e II estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais