Buscar

(FGV/2021) Luciana trabalhou por vinte anos em uma empresa, possuindo plano de saúde na modalidade coletiva. Em outubro de 2020, Luciana descobriu ...

(FGV/2021) Luciana trabalhou por vinte anos em uma empresa, possuindo plano de saúde na modalidade coletiva. Em outubro de 2020, Luciana descobriu que estava com câncer de mama, iniciando o tratamento médico adequado. Em janeiro de 2021, como já havia concluído o prazo para aposentadoria por tempo de serviço, optou por requerê-la junto ao INSS, tendo se aposentado em março de 2021. No início de abril de 2021, Luciana comparou à clínica em que fazia o tratamento, ocasião em que foi informado que o plano havia sido cancelado em razão da aposentadoria, eis que se tratava de plano empresa. Luciana procurou então a Defensoria Pública para resolver a questão. O(A) Defensor(a) Público(a) deve orientar Luciana no sentido de que:


Não terá direito à indenização por dano moral, pois a negativa de cobertura de tratamento configura mero aborto.
Pode continuar como beneficiária do plano, eis que a hipótese é de urgência, sendo a carência de 24 horas, nos termos da lei.
Pode continuar como beneficiária do plano de saúde, desde que assuma seu pagamento integral.
Pode continuar como beneficiária, efetuando o pagamento pelos mesmos valores que pagou na modalidade de plano empresarial.
Não possui direito de continuar como beneficiária do plano em razão da aposentadoria, eis que se trata de plano coletivo empresarial.

Essa pergunta também está no material:

Gestão de contratos e convênios em saúde
1 pág.

Gestão Hospitalar Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O(A) Defensor(a) Público(a) deve orientar Luciana no sentido de que ela pode continuar como beneficiária do plano de saúde, desde que assuma seu pagamento integral. Isso porque, de acordo com a Lei nº 9.656/98, aposentados que contribuíram para o plano de saúde coletivo empresarial têm direito de manter o plano nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozavam quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assumam o pagamento integral do plano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais