Buscar

6) O Sr. X é padeiro e é registrado com um contrato de trabalho por prazo indeterminado em uma padaria com 40 horas semanais/200 horas mensais. Par...

6)

O Sr. X é padeiro e é registrado com um contrato de trabalho por prazo indeterminado em uma padaria com 40 horas semanais/200 horas mensais. Para aumentar sua renda, ele resolveu procurar outro trabalho complementar e encontrou uma vaga de pizzaiolo em uma pizzaria no período noturno, das 18h às 22h.

Sobre os contratos de trabalho e as regras da CLT, analise as afirmativas a seguir:

I. O Sr. X somente poderá ser contratado na modalidade de contrato intermitente por já possuir um contrato de trabalho por prazo indeterminado em outro estabelecimento, e a CLT não permite dois contratos iguais simultaneamente.

II. O Sr. X poderá ser contratado pela pizzaria em um contrato por prazo indeterminado, mas o ideal é que comunique formalmente o atual empregador de que está atuando paralelamente em outra empresa em atividade similar.

III. A pizzaria somente poderá contratar o Sr. X por 4 horas semanais/20 horas mensais, pois o limite máximo permitido pela CLT de horas trabalhadas por um indivíduo semanalmente é 44h, e mensalmente, 220h.

IV. A pizzaria deve fazer com o Sr. X um contrato de trabalho eventual, pois ele já possui um contrato de trabalho por prazo indeterminado como padeiro e, de acordo com a CLT, não poderá exercer atividade igual ou similar em outra empresa.

V. A pizzaria pode contratar o Sr. X em um contrato de trabalho intermitente e convocá-lo para os dias de maior movimento, desde que seja convocado com, no mínimo, 72h de antecedência.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e V. Justificativa: I. Incorreta. A CLT permite que um trabalhador tenha mais de um contrato de trabalho, desde que não ultrapasse a carga horária máxima permitida por lei. II. Correta. O Sr. X pode ser contratado pela pizzaria em um contrato por prazo indeterminado, mas é recomendável que ele comunique formalmente o atual empregador sobre a atividade paralela. III. Incorreta. O limite máximo permitido pela CLT de horas trabalhadas por um indivíduo semanalmente é 44h, e mensalmente, 220h, mas isso não impede que o Sr. X tenha dois contratos de trabalho, desde que não ultrapasse a carga horária máxima permitida por lei. IV. Incorreta. O Sr. X pode exercer atividade igual ou similar em outra empresa, desde que não ultrapasse a carga horária máxima permitida por lei. V. Correta. A pizzaria pode contratar o Sr. X em um contrato de trabalho intermitente e convocá-lo para os dias de maior movimento, desde que seja convocado com, no mínimo, 72h de antecedência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais