Buscar

A nova lei (lei nº 13.491/2017) resinificou o conceito de crime penal militar, abrangendo, também, alguns crimes que não estão estritamente tipific...

A nova lei (lei nº 13.491/2017) resinificou o conceito de crime penal militar, abrangendo, também, alguns crimes que não estão estritamente tipificados no CPM. Mas, é claro, é preciso observar as hipóteses do inciso II do art.9º. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.

I – Quando o agente for bombeiro ou policial militar e preencher algum dos requisitos das alíneas do § 2º (artigo 9º), já será possível identificar o crime militar improprio.

II – Só existem crimes militares em tempo de paz se houver concreta inobservância das obrigações militares ou um atentado direto aos bens jurídicos das forças armadas.

III – Existem limites para que um crime seja configurado como militar. Embora sua previsão esteja, também em leis esparsas, será necessário a existência de um núcleo de interesse militar.

IV – Uma infração cometida por militar que não estava no exercício de suas funções, nem realizava missão militar e a ação se deu conforme desejos particulares em lugar não sujeito a administração beligerante, será processada e julgada na justiça comum.

Assinale a alternativa correta:

  • Apenas l e II estão corretas
  • Apenas III e IV estão corretas
  • Apenas lV está correta.
  • Todas estão corretas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas l e II estão corretas". Justificativa: I - Correta. A lei nº 13.491/2017 ampliou o conceito de crime militar, incluindo os crimes militares impróprios, que são aqueles cometidos por militares que não se enquadram nas hipóteses do art. 9º, I, do CPM, mas que possuem relação com o serviço militar. II - Correta. Em tempo de paz, só são considerados crimes militares aqueles que possuem relação com o serviço militar ou que atentem diretamente contra os bens jurídicos das forças armadas. III - Incorreta. Não existem limites para que um crime seja configurado como militar, desde que haja relação com o serviço militar ou atentado direto contra os bens jurídicos das forças armadas. IV - Incorreta. A infração cometida por militar que não estava no exercício de suas funções, nem realizava missão militar e a ação se deu conforme desejos particulares em lugar não sujeito a administração beligerante, será processada e julgada na justiça militar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais