Buscar

1 O Banco BMD ajuizou ação de cobrança em face de Antônio, pelo procedimento comum, sob o fundamento de que o réu não efetuou o pagamento da quanti...

1 O Banco BMD ajuizou ação de cobrança em face de Antônio, pelo procedimento comum, sob o fundamento de que o réu não efetuou o pagamento da quantia de 15.000,00 referentes a um empréstimo realizado. Após a realização infrutífera da audiência de conciliação, Antônio pretende, através de seu advogado, alegar que: a) não reconhece a dívida vez que o empréstimo já foi quitado; b) a devolução em dobro do valor pago indevidamente, vez que o banco cobrou número de parcelas maior do que o acordado e c) a incompetência territorial do juízo. Diante da situação acima indaga-se: a) Quais as modalidades de resposta do réu devem ser utilizadas pelo advogado do réu?

O réu utilizou na contestação defesa processual em virtude da incompetência territorial (art. 337, CPC), defesa de mérito indireta (pagamento da dívida - art. 336, CPC) e ainda a reconvenção ao pleitear o recebimento em dobro do valor pago (art. 343, CPC).
b) Caso o réu pretenda alegar sua ilegitimidade para a causa, como deve proceder?
c) Quais os significados dos Princípios da Eventualidade e Ônus da Impugnação Específica para fins do momento processual dos artigos 335 e seguintes do CPC?

Essa pergunta também está no material:

direito processo civil II
5 pág.

Direito Processual Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O advogado do réu deve utilizar a modalidade de resposta do réu chamada contestação, que é a peça processual em que o réu apresenta suas defesas e argumentos contra as alegações do autor da ação. Nesse caso, o réu utilizou a defesa processual em virtude da incompetência territorial (art. 337, CPC), defesa de mérito indireta (pagamento da dívida - art. 336, CPC) e ainda a reconvenção ao pleitear o recebimento em dobro do valor pago (art. 343, CPC). b) Caso o réu pretenda alegar sua ilegitimidade para a causa, ele deve apresentar uma preliminar de contestação, alegando que não é parte legítima para figurar no polo passivo da demanda. Essa preliminar deve ser apresentada antes da contestação propriamente dita. c) O princípio da eventualidade estabelece que o réu deve apresentar todas as suas defesas e argumentos na mesma peça processual, sob pena de preclusão. Já o ônus da impugnação específica estabelece que o réu deve impugnar especificamente cada fato alegado pelo autor da ação, sob pena de se considerar verdadeiros os fatos não impugnados. Esses princípios são importantes para garantir a efetividade do processo e evitar a apresentação de defesas e argumentos em momentos processuais inadequados.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais