Buscar

Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apr...

Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma esquemática, três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático- participativa (LIBÂNEO, 2001, p. 2). Como se caracteriza a concepção autogestionária?

Poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação em que uns têm mais autoridades do que outros.
Prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.
Comunicação linear (de cima para baixo), baseada em normas e regras.
Maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
Ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções.
Ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções.

Essa pergunta também está no material:

GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRATICA
4 pág.

Gestão Escolar: Teoria e Prática Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A concepção autogestionária se caracteriza pela ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções. Nessa concepção, a gestão é compartilhada entre todos os membros da comunidade escolar, incluindo professores, alunos e funcionários, e não há um poder centralizado do diretor. Além disso, há uma maior ênfase nas pessoas do que nas tarefas, e a comunicação é mais horizontal, baseada em diálogo e participação, e não em normas e regras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais