Buscar

Diante da necessidade de cada vez mais se divulgar esses direitos, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica Saúde do Idoso, resolve fazer a r...

Diante da necessidade de cada vez mais se divulgar esses direitos, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica Saúde do Idoso, resolve fazer a reedição do Estatuto do Idoso, visando à sua distribuição a todos os gestores (estaduais, municipais e do Distrito Federal), aos conselhos de direito, às instituições envolvidas com o tema, aos profissionais que atuam na área do envelhecimento, para que cada vez mais tenhamos a certeza de que esses direitos serão observados e respeitados por todos; afinal de contas, somos nós os principais interessados, pois a velhice, longe de ser um problema, é uma conquista e permeia as nossas vidas. Considerando as questões importantes no Estatuto do Idoso, avalie as afirmativas abaixo: I- É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco ) anos. II- a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde. III- Incube ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. IV- ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência do idoso sozinho no leito. V- O cadastramento da população idosa deve ser realizado em base territorial, apenas se apresentar doenças. É correto o que se afirma na alternativa:

I- É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco ) anos.
II- a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.
III- Incube ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
IV- ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência do idoso sozinho no leito.
V- O cadastramento da população idosa deve ser realizado em base territorial, apenas se apresentar doenças.
III apenas
II e III apenas
II, III e V
II apenas
II e IV apenas

Essa pergunta também está no material:

Avaliando Nutrição em Geriatria
6 pág.

Nutrição em Geriatria Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III apenas. Explicação: I - Correta. O Estatuto do Idoso foi instituído para regular os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. II - Correta. A prevenção e manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde. III - Correta. Incumbe ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. IV - Incorreta. O idoso internado ou em observação tem direito a acompanhante, conforme previsto no Estatuto do Idoso. V - Incorreta. O cadastramento da população idosa deve ser realizado em base territorial, independentemente de apresentar doenças.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais