(Concurso PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA BRANCA - PB – 2018) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem como eixo para a organização do currículo as interações e as brincadeiras, defendendo que elas garantam experiências que deem sentido ao fazer pedagógico nessa etapa da Educação Básica. No contexto da Educação Infantil, o Pedagogo tem um relevante papel como mediador. Assim, as afirmativas que se seguem dizem respeito a organização do tempo/espaços da Educação Infantil. Considerando sua especificidade assinale a alternativa CORRETA. As atividades que as crianças da educação infantil devem realizar dizem respeito àquelas que os pais autorizarem no ato da matrícula, sem discuti-las. As crianças da educação infantil devem interagir com brinquedos e brincadeiras que são reforçadas no ambiente familiar, exclusivamente. Não compete ao pedagogo se envolver com o trabalho do professor da educação infantil. As crianças da educação infantil devem interagir com textos eruditos, de modo a reproduzir seu conteúdo quando solicitadas. As crianças devem vivenciar experiências na educação infantil que lhes permitam narrar fatos cotidianos, apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita e conviver com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Ed
há 5 meses
Vamos analisar as alternativas apresentadas uma a uma: 1. As atividades que as crianças da educação infantil devem realizar dizem respeito àquelas que os pais autorizarem no ato da matrícula, sem discuti-las. - Essa afirmação limita a participação dos educadores e não considera a importância da discussão e planejamento pedagógico. 2. As crianças da educação infantil devem interagir com brinquedos e brincadeiras que são reforçadas no ambiente familiar, exclusivamente. - Essa afirmação é restritiva, pois a interação deve ocorrer em diversos contextos, não apenas no ambiente familiar. 3. Não compete ao pedagogo se envolver com o trabalho do professor da educação infantil. - Essa afirmação é incorreta, pois o pedagogo deve atuar em colaboração com os professores, contribuindo para a prática pedagógica. 4. As crianças da educação infantil devem interagir com textos eruditos, de modo a reproduzir seu conteúdo quando solicitadas. - Essa afirmação não é adequada, pois a educação infantil deve priorizar a ludicidade e a interação com textos de forma mais leve e acessível. 5. As crianças devem vivenciar experiências na educação infantil que lhes permitam narrar fatos cotidianos, apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita e conviver com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. - Esta afirmação está alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que enfatizam a importância da interação e da vivência de experiências significativas. Portanto, a alternativa correta é: As crianças devem vivenciar experiências na educação infantil que lhes permitam narrar fatos cotidianos, apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita e conviver com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é: "As crianças devem vivenciar experiências na educação infantil que lhes permitam narrar fatos cotidianos, apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita e conviver com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos." Isso porque as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem como eixo para a organização do currículo as interações e as brincadeiras, defendendo que elas garantam experiências que deem sentido ao fazer pedagógico nessa etapa da Educação Básica. O pedagogo tem um relevante papel como mediador, e as crianças devem vivenciar experiências que lhes permitam narrar fatos cotidianos, apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita e conviver com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Mais perguntas desse material
(COSEAC - 2016 - Prefeitura de Niterói - RJ - Pedagogo) “À revelia de toda conversa pedagógica, as coisas mudam sob a batuta do mercado. Infelizmente, estamos inseridos em sociedades que se movem pelo mercado. É forçoso reconhecer que a educação voltou a ser considerada importante, não por causa da construção e fortalecimento da cidadania” (Pedro Demo), mas porque
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO