Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE) De certa forma, todas as teorias pedagógicas e educacionais são também teorias sobre currículo. As diferentes filosofias educacionais e as diferentes pedagogias, em diferentes épocas, bem antes da institucionalização do estudo do currículo como campo especializado, não deixaram de fazer especulações sobre o currículo, mesmo que não utilizassem o termo. Com as teorias críticas, aprendemos que o currículo é, definitivamente, um espaço de poder. O currículo reproduz culturalmente as estruturas sociais. O currículo transmite as ideologias dominantes. Foi também com as teorias críticas que, pela primeira vez, aprendemos que o currículo é uma construção social. O currículo é uma invenção como qualquer outra: o estado, a nação, a religião, o futebol... Ele é o resultado de um processo histórico. Considerando as ideias apresentadas, avalie as afirmações a seguir: I.Segundo as teorias críticas, o conhecimento científico é compreendido como verdadeiro e, assim, o foco do processo pedagógico é a organização do currículo na escola a partir da seleção de conhecimentos a serem ensinados. II.As teorias críticas preceituam que os objetivos, os procedimentos e a avaliação sejam determinados pelas disciplinas escolares. III.O currículo na escola deve ser compreendido, segundo as teorias críticas, em seus aspectos estruturais e relacionais, ou seja, em sua relação com as estruturas econômicas e sociais. IV.Aspectos do contexto escolar, como atitudes e valores, não explicitados no currículo formal, são considerados relevantes pelas teorias críticas, por contribuírem para as aprendizagens sociais. É correto apenas o que se afirma em: Clique na sua resposta abaixo II e III. I e II. l, ll e IV. III e IV. I, III e IV.
User badge image
franciscodonascimentorogerio

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Segundo as teorias críticas, o conhecimento científico é compreendido como verdadeiro e, assim, o foco do processo pedagógico é a organização do currículo na escola a partir da seleção de conhecimentos a serem ensinados. Falso. As teorias críticas questionam a ideia de que o conhecimento científico é absoluto e verdadeiro, enfatizando que o conhecimento é construído socialmente e que o currículo deve ser analisado criticamente. II. As teorias críticas preceituam que os objetivos, os procedimentos e a avaliação sejam determinados pelas disciplinas escolares. Falso. As teorias críticas defendem que o currículo deve ser flexível e considerar contextos sociais e culturais, não apenas as disciplinas escolares de forma rígida. III. O currículo na escola deve ser compreendido, segundo as teorias críticas, em seus aspectos estruturais e relacionais, ou seja, em sua relação com as estruturas econômicas e sociais. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois as teorias críticas enfatizam a relação do currículo com as estruturas sociais e econômicas. IV. Aspectos do contexto escolar, como atitudes e valores, não explicitados no currículo formal, são considerados relevantes pelas teorias críticas, por contribuírem para as aprendizagens sociais. Verdadeiro. Essa afirmação também está correta, pois as teorias críticas reconhecem a importância do contexto e dos valores na aprendizagem. Com base nessa análise, as afirmações corretas são III e IV. Portanto, a alternativa correta é: III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Segundo as teorias críticas, o conhecimento científico é compreendido como verdadeiro e, assim, o foco do processo pedagógico é a organização do currículo na escola a partir da seleção de conhecimentos a serem ensinados. Falso. As teorias críticas questionam a neutralidade do conhecimento científico e destacam a importância de considerar o currículo como um espaço de poder e reprodução de ideologias, não apenas como uma seleção de conhecimentos verdadeiros. II. As teorias críticas preceituam que os objetivos, os procedimentos e a avaliação sejam determinados pelas disciplinas escolares. Falso. As teorias críticas questionam a imposição de objetivos, procedimentos e avaliações pelas disciplinas escolares, destacando a importância de considerar o currículo em sua relação com as estruturas econômicas e sociais. III. O currículo na escola deve ser compreendido, segundo as teorias críticas, em seus aspectos estruturais e relacionais, ou seja, em sua relação com as estruturas econômicas e sociais. Verdadeiro. As teorias críticas enfatizam a importância de compreender o currículo em sua relação com as estruturas econômicas e sociais, destacando que o currículo é uma construção social. IV. Aspectos do contexto escolar, como atitudes e valores, não explicitados no currículo formal, são considerados relevantes pelas teorias críticas, por contribuírem para as aprendizagens sociais. Verdadeiro. As teorias críticas valorizam a consideração dos aspectos do contexto escolar não explicitados no currículo formal, pois reconhecem sua influência nas aprendizagens sociais. Portanto, os itens corretos são II, III e IV. A alternativa que contém todos os itens corretos é: I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(COSEAC - 2016 - Prefeitura de Niterói - RJ - Pedagogo) “À revelia de toda conversa pedagógica, as coisas mudam sob a batuta do mercado. Infelizmente, estamos inseridos em sociedades que se movem pelo mercado. É forçoso reconhecer que a educação voltou a ser considerada importante, não por causa da construção e fortalecimento da cidadania” (Pedro Demo), mas porque

 

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • faz parceria com instituições privadas.
  • não discute os seus objetivos filosóficos.
  • está digitalmente atualizada.
  • participa ativamente da UNESCO.
  • é útil à competitividade globalizada.


Mais conteúdos dessa disciplina