Buscar

Pedro, munido de documento comprobatório de vínculo jurídico de prestação de serviço com Carlos e, esgotadas todas as possibilidades consensuais pa...

Pedro, munido de documento comprobatório de vínculo jurídico de prestação de serviço com Carlos e, esgotadas todas as possibilidades consensuais para tentar exigir o cumprimento da obrigação, promove ação observando o rito especial monitório. Citado, Carlos oferece embargos, apontando em preliminar, que o rito da ação monitória não é adequado para pleitear cumprimento de obrigação de fazer e, no mérito, alega exceção de contrato não cumprido. Oferta, ainda, reconvenção, cobrando os valores supostamente devidos. Diante da situação hipotética, sobre os posicionamentos adotados por Carlos, assinale a afirmativa correta.

A preliminar apontada por Carlos nos embargos deve ser acolhida, pois é vedado pleitear cumprimento de obrigação de fazer por intermédio de ação monitória.
A reconvenção deve ser rejeitada, em virtude do descabimento dessa forma de resposta em ação monitória.
A preliminar indicada por Carlos não deve prosperar, tendo em vista que é possível veicular em ação monitória cumprimento de obrigação de fazer.
A forma correta de oferecer defesa em ação monitória é via contestação, sendo assim, os embargos ofertados por Carlos devem ser rejeitados.
A) Apenas a afirmativa C.
B) Apenas a afirmativa B.
C) Apenas a afirmativa A.
D) Apenas a afirmativa D.
E) n.d.a.

Essa pergunta também está no material:

TPU E PRO E JR CONTENCIOSA
26 pág.

Teoria Geral das Obrigações Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação hipotética apresentada, a alternativa correta é a letra C) Apenas a afirmativa A. Isso porque, a ação monitória é adequada para pleitear o cumprimento de obrigação de fazer, conforme previsto no artigo 700 do Código de Processo Civil. Além disso, a reconvenção é uma forma de resposta cabível em ação monitória, desde que preenchidos os requisitos legais. Já a preliminar apontada por Carlos não deve ser acolhida, pois a ação monitória é sim adequada para pleitear o cumprimento de obrigação de fazer. Por fim, os embargos não são a forma correta de oferecer defesa em ação monitória, devendo ser apresentada a contestação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais