Buscar

61- Terrasier (1979) propôs a "síndrome da dissincronia" para caracterizar a disparidade entre diferentes áreas do superdotado. Apresenta dois tipo...

61- Terrasier (1979) propôs a "síndrome da dissincronia" para caracterizar a disparidade entre diferentes áreas do superdotado. Apresenta dois tipos específicos de dissincronia, uma de ordem interna, que ocorre no interior da criança e outro de forma externa, que aponta para a relação entre a criança e o ambiente, que pode ser a escola ou família. Assim, a dissincronia interna incide principalmente em diferentes ritmos de desenvolvimento referentes as áreas intelectual, psicomotora, linguística e afetivo-emocional. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Situações como o excesso de autocrítica, perfeccionismo, sensibilidade exacerbada e outras características associadas à dimensão emocional, são apontadas como possíveis fontes de estresse em crianças e jovens com altas habilidades/superdotação.
PORQUE
II- Os estudantes com altas habilidades/superdotação associam a pensamentos e comportamentos que direcionam para o desenvolvimento de altos padrões ou expectativas dos outros com relação ao seu próprio desempenho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TERRASSIER, J. C. Gifted children and psychopathology. The syndrome of dyssinchrony. Jerusalém: Kollek & Son, 1979.
PORQUE
II- Os processos de identificação e diferenciação constroem as identidades, mediados nas relações de poder que determinam o que pertence ao que deve ser excluído, enquanto produções culturais e simbólicas do indivíduo, inserido num determinado contexto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, T. T. A Produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Essa pergunta também está no material:

33 pág.

Altas Habilidades / Superdotação Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira." A primeira asserção afirma que situações como excesso de autocrítica, perfeccionismo e sensibilidade exacerbada podem ser fontes de estresse em crianças e jovens com altas habilidades/superdotação. A segunda asserção afirma que os estudantes com altas habilidades/superdotação associam pensamentos e comportamentos que direcionam para o desenvolvimento de altos padrões ou expectativas dos outros com relação ao seu próprio desempenho. A segunda asserção justifica a primeira, pois os altos padrões e expectativas podem levar a um maior nível de autocrítica e perfeccionismo, o que pode gerar estresse.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina