Buscar

Em Iracema - Lenda do Ceará, o autor explora a técnica do romance histórico romântico, tentando reconstruir miticamente a origem do povo brasileiro...

Em Iracema - Lenda do Ceará, o autor explora a técnica do romance histórico romântico, tentando reconstruir miticamente a origem do povo brasileiro através da figura de Moacir, fruto da união da índia Iracema com o português Martim. Em O Guarani, romance de estreia de José de Alencar, foi escrito empregando as estratégias do romance de folhetim, então em voga, e originalmente publicado como folhetim em jornal. Já em Iracema - Lenda do Ceará, o autor explora a técnica do romance histórico romântico, tentando reconstruir miticamente a origem do povo brasileiro através da figura de Moacir, fruto da união da índia Iracema com o português Martim. Dentre as análises apresentadas a seguir, assinale a que não exemplifica a ideia do autor.


a. Nas histórias de Peri e de Iracema, a entrega do índio ao branco é incondicional, faz-se de corpo e alma, implicando sacrifício e abandono de suas origens. Uma partida sem retorno.
b. Em Iracema, de José de Alencar, a heroína apaixona-se por Martim, o branco colonizador, por amor de quem rompe com a sua nação tabajara depois de violar o segredo da jurema.
c. Para dar forma a Peri e Iracema, Alencar não via meio mais eficaz senão os amalgamar à vida da natureza. A profunda identificação entre o herói indianista e a natureza é a própria matriz dos valores românticos.
d. Em O Guarani, de José de Alencar, Peri é um escravo de Ceci, a quem venera. Comporta-se como um vassalo de dom Antônio, de quem recebe o nome após manifestar seu desejo de ser cristão.
e. O trecho que não se refere ao texto do enunciado faz referência à construção do personagem como elemento da natureza. O enunciado trata da construção das personagens na relação colonizador e colonizado.

Essa pergunta também está no material:

EX A1 5
4 pág.

Literatura Brasileira II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não exemplifica a ideia do autor é a letra D, em O Guarani, de José de Alencar, Peri é um escravo de Ceci, a quem venera. Comporta-se como um vassalo de dom Antônio, de quem recebe o nome após manifestar seu desejo de ser cristão. Isso porque a ideia do autor em Iracema - Lenda do Ceará é explorar a técnica do romance histórico romântico, tentando reconstruir miticamente a origem do povo brasileiro através da figura de Moacir, fruto da união da índia Iracema com o português Martim, enquanto em O Guarani, José de Alencar utiliza as estratégias do romance de folhetim, então em voga, e originalmente publicado como folhetim em jornal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais