Buscar

Qual o papel do psicólogo na doença renal crônica? A psiconefrologia é uma área relevante de atuação para psicólogos. Os cuidados gerais fornecido...

Qual o papel do psicólogo na doença renal crônica?

A psiconefrologia é uma área relevante de atuação para psicólogos.
Os cuidados gerais fornecidos a pacientes e familiares são um dos focos da psiconefrologia.
A avaliação e manejo de sintomas e de transtornos mentais do paciente e de seus cuidadores são um dos focos da psiconefrologia.
A saúde mental dos profissionais que atuam na área é um dos focos da psiconefrologia.
O psicólogo pode ter diversas funções na nefrologia, tais como acompanhamento ambulatorial a pacientes e familiares, atendimento nas sessões de hemodiálise, avaliação e apoio psicológico, avaliação para transplante renal, atividades de educação em saúde, atendimentos individuais e em grupo.
O diagnóstico de uma doença crônica como a DRC afeta importantes domínios da vida do paciente, como autopercepção e identidade, trabalho, lazer e relações familiares, conjugais e sociais.
O acompanhamento psicológico de portadores de DRC é voltado para a psicoeducação com relação à doença, ao resgate da autoestima, da motivação e da autonomia do paciente, bem como para o manejo de transtornos como ansiedade e depressão.
A atuação do psicólogo junto às famílias desses pacientes visa proporcionar equilíbrio, auxiliando-as a reorganizarem emoções, angústias e dores diante da enfermidade de seus membros.
O papel do psicólogo engloba atuar com a equipe de saúde e promover harmonia e bem-estar entre seus integrantes.

Essa pergunta também está no material:

psiconefrologia
2 pág.

Psicologia da Saúde e Hospitalar Universidade Católica de BrasíliaUniversidade Católica de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O papel do psicólogo na doença renal crônica é fundamental para o cuidado integral do paciente e de seus familiares. A psiconefrologia é uma área de atuação que visa avaliar e manejar sintomas e transtornos mentais do paciente e de seus cuidadores, além de fornecer cuidados gerais e apoio psicológico. O psicólogo pode ter diversas funções na nefrologia, como acompanhamento ambulatorial, atendimento nas sessões de hemodiálise, avaliação para transplante renal, atividades de educação em saúde, atendimentos individuais e em grupo. O acompanhamento psicológico de portadores de DRC é voltado para a psicoeducação com relação à doença, resgate da autoestima, motivação e autonomia do paciente, bem como para o manejo de transtornos como ansiedade e depressão. A atuação do psicólogo junto às famílias desses pacientes visa proporcionar equilíbrio, auxiliando-as a reorganizarem emoções, angústias e dores diante da enfermidade de seus membros. O papel do psicólogo engloba atuar com a equipe de saúde e promover harmonia e bem-estar entre seus integrantes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais