Buscar

PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR
Concepção de Saúde-Doença e o cuidado em Saúde
Ao longo da história da saúde o homem tem tentado explicar os processos determinantes dela, através , por exemplo, de modelos conceituais que buscam explicar o surgimento e a transmissão de doenças na população humana, um dos primeiros foi o modelo mágico-religioso que concebia as doenças como o resultado de uma transgressão para com os “ deuses” e a cura seria a redenção desses “ pecados “. Além dele há também o modelo holístico derivado da religião hindu , onde a saúde era entendida como o “ equilíbrio entre os elementos e humores “ que compõe o organismo humano, um desequilíbrio desses elementos seria o aparecimento da doença , sua causa sendo ambiental , tais como : clima , astros , insetos e etc, o cuidado é em última instância e está ligado a busca pelo equilíbrio perdido. O modelo empírico-racional começa nos primórdios do Egito, inicialmente sua ideia era a explicação do universo e da vida , saúde e doença foram englobadas nesses tópicos, no séc. VI, Hipócrates estabeleceu a relação de homem/meio com o desenvolvimento de sua teoria dos humores, os elementos água, terra, 
fogo e ar explicavam sobre saúde e doença, saúde na concepção de Hipócrates é fruto do equilíbrio deles, a doença o desequilíbrio e o cuidado é a compreensão desses desequilíbrios para buscar atingir o equilíbrio. O modelo biomédico é o que predomina na atualidade, com raízes no renascimento, o método de Descartes definiu as regras que constituem o seu enfoque sobre o conhecimento, o conceito biomédico da doença é definido como, um desajuste ou falha no organismo, um processo que condiz com a perturbação da estrutura ou função de um órgão, sistema ou todo organismo e suas funções vitais, ele sofre críticas por descrever o homem como um corpo-máquina, o médico o mecânico e a doença o defeito na máquina No final da década de 70, surge outro modelo, contrapondo a dimensão unilateral do biomédico, o modelo sistêmico, sendo ele um conjunto de elementos relacionados de tal forma, que uma mudança no estado desses elementos provoca mudança em um elemento, provoca mudança em todos os demais, logo após esse há o modelo processual, conhecido também como história natural das doenças, ele é o conjunto de processos interativos que cria o estímulo patológico no meio, passando da resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam 
a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Em termos simples é a história da doença.
Sistema epidemiológico
Entende-se por Sistema Epidemiológico, um conjunto formado por agente suscetível e pelo ambiente, dotado de uma organização interna que regula as interações determinantes da produção da doença, juntamente com os fatores vinculados a cada um dos elementos do sistema, Epidemiologia é o estudo da frequência e distribuição dos eventos da saúde e dos seus determinantes nas populações humanas, além da aplicação da prevenção, por meio deste estudo, e o controle de problemas de saúde
Conceitos Básicos em Epidemiologia 
· Período de Latência 
Nas doenças Transmissíveis ( tempo que transcorre desde a infecção até que a pessoa se torne infectada )
Nas doenças não-transmissíveis (Período entre o desenvolvimento da doença subclínica até a apresentação de sintomas ) 
· Período de Incubação
Tempo que transcorre desde a infecção até a apresentação dos sintomas
O sistema sugerido no modelo HND orientou a organização do cuidado por diferentes níveis de complexidade, recursos e ações. Ao considerar a possibilidade de evitar morte são trazidas diferentes possibilidades de prevenção e promoção da saúde como evitar o caso e interromper a transmissão promovendo vida com qualidade.
LOS , n. 8.080 de 19 de set de 1990
A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, a alimentação , a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país.
Promoção da Saúde
Capacitar comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação social no controle do processo de saúde e doença. A estratégia de promoção da saúde foi orientada para a modificação dos estilos de vida. A atuação na perspectiva da promoção da saúde visa:
· Acesso equitativo à saúde
· Desenvolvimento de um ENTORNO facilitador
· Ampliação e Potencialização das REDES DE APOIO SOCIAL
· Promoção de atitudes AFIRMATIVAS para a saúde acompanhada de estratégias de ENFRENTAMENTO
· Ampliação da NOÇÃO de como compartilhar informações relacionadas à saúde
· Fortalecimento da noção de responsabilidade social e civil de gestores de forma compartilhada com a sociedade
Psicologia da Saúde
Campo de conhecimento que estuda, de forma psicológica e psicossocial, os fenômenos humanos relacionados às 
adversidades do adoecimento, tendo como sujeitos-alvos , indivíduos dos cenários das questões de saúde, sendo estes pacientes, familiares, profissionais da área ou membros da comunidade
Objetivo
Melhoria na qualidade da assistência prestada ao sofrimento psíquico, buscando-se a promoção de saúde, prevenção e tratamento, buscando desenvolver comportamentos que promovam a saúde e o aperfeiçoamento do sistema de políticas públicas de saúde
No Brasil
Surge como prática profissional e reconhecida em instituições na década de 1970, passou ater relevância na comunidade científica na década de 1990. Surgiu como uma proposta de integrar a Psicologia na educação médica com objetivo de humanizar os atendimentos, essa expansão ocorreu por pelo menos 5 motivos que merecem ser destacados:
1. A falha do modelo biomédico em explicar a saúde e a doença
2. Aumento na preocupação com a qualidade de vida e com a prevenção
3. Dificuldade da Medicina no reconhecimento da influência do estilo de vida na doença
4. Pesquisas sobre comportamentos de forma amadurecida
5. Aumento no custo dos cuidados de saúde levou à busca de outras alternativas em vez do sistema tradicional 
Atuação do Psicólogo da Saúde
Foco na prevenção e promoção de doenças por meio de fatores psicológicos, além da disponibilidade de serviços clínicos a indivíduos/doentes em diferentes contextos, exemplo disso é o ajustamento de pacientes à condição de enfermo. O auxílio a pacientes no desenvolvimento de métodos psicológicos para ajuda-los a manejar problemas de saúde, como ansiedade devido à longa internação. O meio da pesquisa e investigação dentro desse contexto. Além do ensino e formação um ramo mais academicamente direcionado.
Formação do Psicólogo em Saúde
· Bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde e da doença
· Avaliação, assessoramento e intervenção em saúde
· Políticas e organização de saúde e colaboração interdisciplinar
· Temas éticos e legais
· Conhecimento de metodologia e pesquisa em saúde
Psicologia Hospitalar
Matilde Neder, em 1954 dá inicio à Psicologia Hospitalar no Brasil, no Hospital das Clínicas, preparando crianças para cirurgia da coluna, e em 1974 Belkis Wilma Romano Lamosa implanta o serviço de Psicologia no instituto do coração. Em 1984 foi criado o Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP, todos os congressos dessa sociedade contavam com a presença da Psicologia em sua programação científica. Em 1993 cria-se o Departamento de Psicologia Aplicada à Cardiologia, e em 2000 o CFP regulamenta a Psicologia Hospitalar como uma especialidade.
A Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia que pretende humanizar as práticas profissionais da saúde dentro do contexto hospitalar, a partir dela houve melhor compreensão da somatização, suas causas, origens e consequências.
Objetivo
Procura trabalhar pacientes e familiares que se encontram em sofrimento psíquico por conta da doença, internação e do tratamento, atua também educando e busca promover pesquisas que possam desenvolver sua área de atuação. 
Atuação do Psicólogo Hospitalar
Avalia o grau de comprometimento emocionaldo paciente, causado pela doença, tratamento e internação. Elabora a situação vivenciada pelo paciente procurando perceber suas principais dificuldades, e também processa essas informações buscando uma forma de diminuir os medos básicos, tornando-as toleráveis pelo paciente, prioriza/relativiza as dificuldades do paciente, fornece suporte emocional ao doente, para agilizar sua recuperação, Facilita a expressão de sentimentos e expectativas prevenindo prejuízos, orienta psicologicamente, através do suporte afetivo e terapêutico ao paciente e familiares, atua de forma 
interdisciplinar com os demais profissionais de saúde, favorece a comunicação entre pacientes, familiares e a equipe médica, acolhe a família, atua a nível de assistência, ou seja, nível secundário e terciário, pode trabalhar no nível primário à saúde junto ao programa de saúde da família (PSF).

Continue navegando