Buscar

Os processos de diferenciação sexual biológica são realizados durante o desenvolvimento embrionário, onde ocorre a proliferação, diferenciação e ma...

Os processos de diferenciação sexual biológica são realizados durante o desenvolvimento embrionário, onde ocorre a proliferação, diferenciação e maturação das células germinativas e primordiais, precursoras de ovócitos e espermatozóides. Os embriões masculinos e femininos iniciam o seu desenvolvimento de forma semelhante, de modo que em ambos os sexos se estabelecem em estruturas idênticas a partir das quais se formarão os órgãos reprodutores correspondentes a cada sexo (Silva, EIC, Desenvolvimento Embrionário e Determinação Sexual, 2020). Sobre o tema é correto afirmar que:

A produção de testosterona, estimulada pelo hC (gonadotrofina coriônica), induz o desenvolvimento do sistema de ductos do trato reprodutivo masculino.
O desenvolvimento dos ductos de Wolff (ductos mesonéfricos) e a regressão dos ductos de Müller (ductos paramesonéfricos) têm papel importante na formação do sistema reprodutor feminino.
A diferenciação sexual feminina primária depende da produção de estrógenos, que são produzidos nos ovários e na glândula adrenal.
As células da granulosa presentes nos folículos ovariano, em resposta a ausência do gene SRY, secretam AMH (hormônio anti-mülleriano).
A) Somente a I está correta.
B) Somente a II está correta.
C) Somente a III está correta.
D) Nenhuma está correta.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente a I está correta. Isso porque a produção de testosterona, estimulada pelo hCG (gonadotrofina coriônica), é responsável pela diferenciação sexual masculina, induzindo o desenvolvimento do sistema de ductos do trato reprodutivo masculino. Já o desenvolvimento dos ductos de Wolff e a regressão dos ductos de Müller têm papel importante na formação do sistema reprodutor feminino, o que torna a alternativa II incorreta. A diferenciação sexual feminina primária depende da produção de estrógenos, que são produzidos nos ovários e na glândula adrenal, tornando a alternativa III incorreta. As células da granulosa presentes nos folículos ovarianos secretam estrógenos e não o hormônio anti-mülleriano, tornando a alternativa IV incorreta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando