Logo Passei Direto
Buscar
A sustação e a desistência do protesto são mecanismos colocados à disposição do devedor e credor no intuito de impedir a formalização do protesto e a inclusão do nome do devedor nas listas de restrição a crédito no país.

Acerca de seus estudos sobre esse tema, marque a assertiva correta.


A.
Antes da lavratura do protesto, poderá o apresentante retirar o título ou documento de dívida, pagos os emolumentos e demais despesas.


B.
Permanecerão no Tabelionato, à disposição do Juízo respectivo, os títulos ou documentos de dívida cujo protesto for extrajudicialmente sustado.


C.
O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado extrajudicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização judicial.


D.
O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado extrajudicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização do credor.


E.
Após a lavratura do protesto, poderá o apresentante retirar o título ou documento de dívida, pagos os emolumentos e demais despesas.
User badge image
Mac Andrey Milord Amorim

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a assertiva correta sobre a sustação e a desistência do protesto: A. Antes da lavratura do protesto, poderá o apresentante retirar o título ou documento de dívida, pagos os emolumentos e demais despesas. - Esta afirmação é verdadeira, pois antes do protesto ser formalizado, o apresentante pode retirar o título. B. Permanecerão no Tabelionato, à disposição do Juízo respectivo, os títulos ou documentos de dívida cujo protesto for extrajudicialmente sustado. - Esta afirmação é correta, pois os títulos sustados ficam à disposição do juízo. C. O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado extrajudicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização judicial. - Esta afirmação não é correta, pois a sustação extrajudicial não requer autorização judicial para pagamento ou retirada. D. O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado extrajudicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização do credor. - Esta afirmação também não é correta, pois a sustação não exige autorização do credor para essas ações. E. Após a lavratura do protesto, poderá o apresentante retirar o título ou documento de dívida, pagos os emolumentos e demais despesas. - Esta afirmação é incorreta, pois uma vez que o protesto é lavrado, o título não pode ser retirado sem seguir os procedimentos legais. Após essa análise, a alternativa correta é a B: Permanecerão no Tabelionato, à disposição do Juízo respectivo, os títulos ou documentos de dívida cujo protesto for extrajudicialmente sustado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: "Antes da lavratura do protesto, poderá o apresentante retirar o título ou documento de dívida, pagos os emolumentos e demais despesas." A sustação e a desistência do protesto são mecanismos que visam impedir a formalização do protesto e a inclusão do nome do devedor nas listas de restrição a crédito no país. Antes da lavratura do protesto, o apresentante poderá retirar o título ou documento de dívida, pagando os emolumentos e demais despesas. Após a lavratura do protesto, não é possível retirar o título ou documento de dívida, mas é possível sustar o protesto extrajudicialmente ou desistir do protesto judicialmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em matéria publicada no site Conjur sobre decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi dito o seguinte: "Na visão dos magistrados, a mera sustação cautelar de título pode gerar prejuízos diretos ao credor, seja no atraso para receber o bem, seja no direito em si, que pode deixar de existir. A sustação de protesto cambial ocorre fundamentada no direito do devedor. Para os ministros do STJ, deve sempre ser bem justificada, além de poder exigir do devedor o depósito dos valores a título de caução, medida que varia de caso a caso".

Sobre o tema ordem de sustação, nos termos da Lei n.º 9.492/97, marque a alternativa correta.


A.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


B.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do credor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


C.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando não constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos trinta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


D.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos sessenta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


E.
De acordo com a Lei n.º 9.492/97, não há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, se a materialização do ato depender de consulta a ser formulada ao apresentante.

Mais conteúdos dessa disciplina