Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Como parte do estudo dos títulos de crédito, o protesto precisa cumprir um rol de formalidades para que seja considerado eficaz no mundo jurídico.
Sobre as disposições constantes na Lei n.° 9.492/97, é possível afirmar que:
a. As disposições se referem ao fato de que o deferimento do processamento de recuperação judicial impede o protesto.
b. Incluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa da União.
c. Excluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa das autarquias e fundações públicas.
d. Excluídos protestos para fins especiais, os demais protestos lavrados por falta de pagamento, de aceite ou de devolução serão registrados em um único livro.
e. Excluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa de Municípios.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei n.° 9.492/97, que trata do protesto de títulos de crédito: a. As disposições se referem ao fato de que o deferimento do processamento de recuperação judicial impede o protesto. - Esta afirmação não é correta, pois a recuperação judicial não impede o protesto de títulos. b. Incluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa da União. - Esta afirmação é verdadeira, pois as certidões de dívida ativa da União podem ser protestadas. c. Excluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa das autarquias e fundações públicas. - Esta afirmação é incorreta, pois as certidões de dívida ativa de autarquias e fundações públicas também podem ser protestadas. d. Excluídos protestos para fins especiais, os demais protestos lavrados por falta de pagamento, de aceite ou de devolução serão registrados em um único livro. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais relevante em relação ao contexto da pergunta. e. Excluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa de Municípios. - Esta afirmação é incorreta, pois as certidões de dívida ativa de Municípios também podem ser protestadas. Após essa análise, a alternativa correta é: b. Incluem-se, entre os títulos sujeitos a protesto, as certidões de dívida ativa da União.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em matéria publicada no site Conjur sobre decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi dito o seguinte: "Na visão dos magistrados, a mera sustação cautelar de título pode gerar prejuízos diretos ao credor, seja no atraso para receber o bem, seja no direito em si, que pode deixar de existir. A sustação de protesto cambial ocorre fundamentada no direito do devedor. Para os ministros do STJ, deve sempre ser bem justificada, além de poder exigir do devedor o depósito dos valores a título de caução, medida que varia de caso a caso".

Sobre o tema ordem de sustação, nos termos da Lei n.º 9.492/97, marque a alternativa correta.


A.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


B.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do credor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


C.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando não constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos trinta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


D.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos sessenta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


E.
De acordo com a Lei n.º 9.492/97, não há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, se a materialização do ato depender de consulta a ser formulada ao apresentante.

Mais conteúdos dessa disciplina