Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A Apostila de Haia funciona como um certificado apensado ao documento com o objetivo de garantir a validação documental. A coordenação e a regulamentação da aplicação da Apostila de Haia no Brasil ficam a cargo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em relação à matéria, assinale a alternativa correta.
a. Deverá ser justaposta apostila em documento que manifestadamente materialize ato jurídico avesso à legislação brasileira, de acordo com as disposições do Conselho Nacional de Justiça.
b. As apostilas emitidas por países signatários da Convenção da Apostila, em data anterior à vigência da Convenção no Brasil, serão aceitas em todo o território nacional desde sua promulgação, em janeiro de 2016.
c. Procedimentos específicos poderão ser exigidos, conforme a natureza do documento, desde que prévios à aposição da apostila e para países que sejam signatários da Convenção da Apostila.
d. É exigida a aplicação de apostila, quando, no país onde o documento deva produzir efeitos, a legislação em vigor ou o acordo de que o Brasil seja parte, afaste ou dispense o ato de legalização diplomática ou consular.
e. A emissão de apostilas por países partes da Convenção da Apostila serão conhecidas em todo o território nacional, sem que ocorra à legalização diplomática ou consular.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Apostila de Haia e sua aplicação no Brasil: a) Deverá ser justaposta apostila em documento que manifestadamente materialize ato jurídico avesso à legislação brasileira, de acordo com as disposições do Conselho Nacional de Justiça. - Esta afirmação não está correta, pois a apostila não deve ser aplicada a documentos que contrariam a legislação brasileira. b) As apostilas emitidas por países signatários da Convenção da Apostila, em data anterior à vigência da Convenção no Brasil, serão aceitas em todo o território nacional desde sua promulgação, em janeiro de 2016. - Esta afirmação é incorreta, pois a aceitação de apostilas anteriores à vigência da Convenção no Brasil não é garantida. c) Procedimentos específicos poderão ser exigidos, conforme a natureza do documento, desde que prévios à aposição da apostila e para países que sejam signatários da Convenção da Apostila. - Esta alternativa está correta, pois a natureza do documento pode exigir procedimentos específicos antes da aposição da apostila. d) É exigida a aplicação de apostila, quando, no país onde o documento deva produzir efeitos, a legislação em vigor ou o acordo de que o Brasil seja parte, afaste ou dispense o ato de legalização diplomática ou consular. - Esta afirmação não é precisa, pois a apostila é uma forma de legalização que substitui a legalização consular, mas não é exigida em todos os casos. e) A emissão de apostilas por países partes da Convenção da Apostila serão conhecidas em todo o território nacional, sem que ocorra à legalização diplomática ou consular. - Esta afirmação é verdadeira, pois a apostila dispensa a legalização consular. Após essa análise, a alternativa correta é: c) Procedimentos específicos poderão ser exigidos, conforme a natureza do documento, desde que prévios à aposição da apostila e para países que sejam signatários da Convenção da Apostila.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em matéria publicada no site Conjur sobre decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi dito o seguinte: "Na visão dos magistrados, a mera sustação cautelar de título pode gerar prejuízos diretos ao credor, seja no atraso para receber o bem, seja no direito em si, que pode deixar de existir. A sustação de protesto cambial ocorre fundamentada no direito do devedor. Para os ministros do STJ, deve sempre ser bem justificada, além de poder exigir do devedor o depósito dos valores a título de caução, medida que varia de caso a caso".

Sobre o tema ordem de sustação, nos termos da Lei n.º 9.492/97, marque a alternativa correta.


A.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


B.
Revogada a ordem de sustação, como regra, há necessidade de se proceder a nova intimação do credor, sendo a lavratura e o registro do protesto efetivados até o primeiro dia útil subsequente ao do recebimento da revogação.


C.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando não constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos trinta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


D.
Tornada definitiva a ordem de sustação, o título ou o documento de dívida será encaminhado ao Juízo respectivo, quando constar determinação expressa a qual das partes deverá ser entregue, ou se decorridos sessenta dias sem que a parte autorizada tenha comparecido no Tabelionato para retirá-lo.


E.
De acordo com a Lei n.º 9.492/97, não há necessidade de se proceder a nova intimação do devedor, se a materialização do ato depender de consulta a ser formulada ao apresentante.

Mais conteúdos dessa disciplina