Buscar

Escolha quatro critérios de normalidade e os explique. Normalidade como ausência de doença: O primeiro critério que geralmente se utiliza é o de s...

Escolha quatro critérios de normalidade e os explique.

Normalidade como ausência de doença: O primeiro critério que geralmente se utiliza é o de saúde como “ausência de sintomas, de sinais ou de doenças”. Como postula Leriche (1936): “a saúde é a vida no silêncio dos órgãos”. Normal, nesse sentido, seria aquele indivíduo que simplesmente não é portador de um transtorno mental definido.
Normalidade como bem-estar: A Organização Mundial de Saúde definiu, em 1946, a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença.
Normalidade funcional: Tal conceito baseia-se em aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos. O fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional, produz sofrimento ou prejuízo para o próprio indivíduo ou para o seu grupo social.
Normalidade como processo: Consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários. Esse conceito é particularmente útil em psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica.

Essa pergunta também está no material:

Psicopatologia Psicanalítica Universidade Gama FilhoUniversidade Gama Filho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os quatro critérios de normalidade são: 1. Normalidade como ausência de doença: Este critério é baseado na ideia de que a saúde é a ausência de sintomas, sinais ou doenças. Nesse sentido, uma pessoa é considerada normal se não apresenta nenhum transtorno mental definido. 2. Normalidade como bem-estar: Este critério foi definido pela Organização Mundial de Saúde em 1946, que definiu a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. 3. Normalidade funcional: Este critério se baseia em aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos. Um fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional, produz sofrimento ou prejuízo para o próprio indivíduo ou para o seu grupo social. 4. Normalidade como processo: Este critério considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários. Esse conceito é particularmente útil em psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais