Buscar

Escolha três pares de opostos e explique cada um dos polos em oposição. A perspectiva médico-naturalista trabalha com uma noção de homem centrada ...

Escolha três pares de opostos e explique cada um dos polos em oposição.

A perspectiva médico-naturalista trabalha com uma noção de homem centrada no corpo, no ser biológico como espécie natural e universal. Já na perspectiva existencial, o doente é visto como “existência singular”, como ser lançado a um mundo que é fundamentalmente histórico e humano.
Na visão comportamental, o homem é visto como um conjunto de comportamentos observáveis, verificáveis, que são regulados por estímulos específicos e gerais, e por certas leis e determinantes do aprendizado. Em contraposição, na visão psicanalítica, o ser humano é visto como ser “determinado”, dominado, por forças, desejos e conflitos inconscientes.
A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais, como discriminação, pobreza, migração, estresse ocupacional, etc.

Essa pergunta também está no material:

Psicopatologia Psicanalítica Universidade Gama FilhoUniversidade Gama Filho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os três pares de opostos escolhidos são: 1. Perspectiva médico-naturalista x Perspectiva existencial: A perspectiva médico-naturalista trabalha com uma noção de homem centrada no corpo, na biologia e na universalidade. Já a perspectiva existencial vê o doente como uma "existência singular", como um ser lançado em um mundo que é fundamentalmente histórico e humano. Enquanto a primeira perspectiva enfatiza a biologia e a universalidade, a segunda enfatiza a singularidade e a historicidade. 2. Visão comportamental x Visão psicanalítica: Na visão comportamental, o homem é visto como um conjunto de comportamentos observáveis, verificáveis, que são regulados por estímulos específicos e gerais, e por certas leis e determinantes do aprendizado. Em contraposição, na visão psicanalítica, o ser humano é visto como ser “determinado”, dominado, por forças, desejos e conflitos inconscientes. Enquanto a primeira perspectiva enfatiza o comportamento observável, a segunda enfatiza o inconsciente e os conflitos internos. 3. Psicopatologia biológica x Perspectiva sociocultural: A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais, como discriminação, pobreza, migração, estresse ocupacional, etc. Enquanto a primeira perspectiva enfatiza a biologia, a segunda enfatiza o ambiente e os fatores socioculturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais