Buscar

Descreva uma lesão Bucal Lesão Etiologia Características Clínicas Diagnóstico Diagnóstico Diferencial Exames Complementares Tratamento Mucocele é u...

Descreva uma lesão Bucal
Lesão
Etiologia
Características Clínicas
Diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Exames Complementares
Tratamento
Mucocele é um cisto de retenção de muco que resulta na obstrução do ducto salivar por um sialolito ou cicatriz periductal e a mucina fica envolvida por um epitélio ductal. É mais frequente no lábio superior, mas também pode ocorrer no palato, na mucosa jugal e no assoalho da boca.
Clinicamente, as lesões são assintomáticas, com aparência bolhosa de um cisto mucoso, geralmente arredondados de superfície lisa, levemente azuladas ou translúcidas e flutuante. Atinge o tamanho entre 2 a 3 cm de diâmetro.
O diagnóstico diferencial deve ser feito com hemangioma, fibroma, hematoma e principalmente ducto de retenção de muco.
O diagnóstico é feito por biópsia excisional e exame histopatológico.
O tratamento é a excisão cirúrgica.

Essa pergunta também está no material:

Lesão Bucal 2 Semana
2 pág.

Fundamentos para Protese

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A mucocele é uma lesão bucal que ocorre devido à obstrução do ducto salivar por um sialolito ou cicatriz periductal, resultando na retenção de muco envolvido por um epitélio ductal. É mais comum no lábio superior, mas também pode ocorrer no palato, na mucosa jugal e no assoalho da boca. As lesões são assintomáticas, com aparência bolhosa de um cisto mucoso, geralmente arredondados de superfície lisa, levemente azuladas ou translúcidas e flutuante. Atinge o tamanho entre 2 a 3 cm de diâmetro. O diagnóstico diferencial deve ser feito com hemangioma, fibroma, hematoma e principalmente ducto de retenção de muco. O diagnóstico é feito por biópsia excisional e exame histopatológico. O tratamento é a excisão cirúrgica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais