Buscar

A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cérvico-vaginal. Ess...

A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cérvico-vaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, de lâmina, citopatológico ou citologia cérvico-vaginal. Embora o principal propósito da citologia cérvico-vaginal seja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas também pode contribuir para a saúde da mulher. Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o histórico de infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicos realizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colo uterino para o reconhecimento de infecções cérvico-vaginais, como uma importante alternativa diagnóstica. Uma mulher relatou corrimento vaginal com odor fétido há algum tempo, e no esfregaço citológico foram observadas células-alvo ou clue cells. O que pode ser acontecendo com essa mulher? Qual a patogenia desse corrimento? 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A mulher pode estar com vaginose bacteriana, que é uma infecção vaginal comum causada por um desequilíbrio na flora bacteriana normal da vagina. As clue cells, ou células-alvo, são um sinal característico da vaginose bacteriana. A patogenia da vaginose bacteriana envolve um aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e uma diminuição nas bactérias lactobacilos, que normalmente mantêm o pH vaginal ácido. O corrimento vaginal com odor fétido é outro sintoma comum da vaginose bacteriana. É importante que a mulher procure um médico para confirmar o diagnóstico e receber o tratamento adequado.

0
Dislike0
User badge image

Kallyne Caetano

É possível que a paciente esteja acometida por uma vaginose bacteriana , ocasionada na maioria dos casos por uma bactéria conhecida como gardnerella vaginalis , nesta patologia é característico encontrar as famosas clue cells (bactérias aderidas às células) , que circundam as células escamosas , além disso o odor fétido e o corrimento é outro sinal da doença.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais