Buscar

A água difere em seus estados líquido e sólido por: Suas moléculas estarem livres no estado líquido e estabelecerem pontes de hidrogênio em seu e...

A água difere em seus estados líquido e sólido por: Suas moléculas estarem livres no estado líquido e estabelecerem pontes de hidrogênio em seu estado sólido. Apresentar em seu estado sólido 3,6 pontes de hidrogênio, enquanto em seu estado líquido apresenta apenas 1 ponte de hidrogênio, conferindo maior fluidez e pequena tensão superficial. Quando em forma de gelo, não apresenta pontes de hidrogênio; já no seu estado líquido, a água apresenta 4 pontes de hidrogênio com as moléculas vizinhas, o que confere à tensão superficial elevado ponto de ebulição e fusão e ainda a fluidez apresentada por essa substância. Apresentar, em seu estado sólido, pontes de hidrogênio e forças hidrofóbicas que estabilizam os cristais de gelo, enquanto em seu estado líquido apresenta apenas as forças hidrofílicas. Quando em forma de gelo, apresenta 4 pontes de hidrogênio; enquanto água líquida apresenta 3,6 pontes, conferindo grande coesão das moléculas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Suas moléculas estabelecem pontes de hidrogênio em seu estado sólido, enquanto em seu estado líquido apresenta apenas 1 ponte de hidrogênio, conferindo maior fluidez e pequena tensão superficial."

0
Dislike0
User badge image

Tiktok Casaaadcasa

No estado líquido, as moléculas de água estão em constante movimento e não possuem uma estrutura fixa. Elas estão livres para se moverem umas em relação às outras, o que permite que a água flua e se adapte às formas dos recipientes que a contêm.

No entanto, no estado sólido (gelo), as moléculas de água estão mais organizadas. Elas formam estruturas cristalinas, onde as moléculas estão arranjadas em padrões regulares. Isso ocorre porque as moléculas de água no estado sólido se ligam entre si por meio de ligações de hidrogênio. Essas ligações de hidrogênio são interações intermoleculares nas quais o hidrogênio de uma molécula de água se liga ao átomo de oxigênio de outra molécula de água. Esse arranjo ordenado e as ligações de hidrogênio conferem ao gelo suas propriedades sólidas distintas, como sua rigidez e estrutura cristalina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais