Buscar

1. O Sistema Bethesda usado para citopatologia da tireóide possui seis classes. Quais são as seis categorias diagnósticas e qual o risco de câncer ...

1. O Sistema Bethesda usado para citopatologia da tireóide possui seis classes. Quais são as seis categorias diagnósticas e qual o risco de câncer de tireóide em cada uma delas?

Nódulos benignos na tireoide geralmente passam por uma sequência capaz de caminhar no sentido de nódulo coloide, cisto coloide, cisto hemático e cisto seroso.
Essas lesões correspondem, muitas vezes, a achados incidentais de nódulos únicos encontrados ao exame clínico em adultos, geralmente do gênero feminino.
À palpação, é fácil perceber nódulo único, geralmente de 1 a 2 cm de diâmetro, de consistência amolecida e limites definidos.
Nesses casos, a punção aspirativa com agulha fina (PAAF) tem grande confiabilidade diagnóstica.
Por sua posição geralmente superficial e na região anterior, nódulo tireoidiano é de fácil percepção ao exame físico.
Todavia, um terço dos nódulos não são palpáveis por estarem na posição posterior ou serem intraglandulares.
Para o laudo citológico, é usado o sistema Bethesda, em que a amostra é classificada em uma de 6 categorias que fornecem um risco estimado de câncer de tireoide.

Essa pergunta também está no material:

TICS Bethesda
3 pág.

Tic Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As seis categorias diagnósticas do Sistema Bethesda para citopatologia da tireoide são: 1. Não diagnóstico ou insuficiente: quando a amostra não é suficiente para fazer um diagnóstico preciso. 2. Benigno: quando não há evidência de células malignas e o risco de câncer é muito baixo. 3. Lesão folicular de significado incerto: quando as células parecem anormais, mas não é possível determinar se são benignas ou malignas. 4. Suspeito de malignidade: quando há evidência de células malignas, mas não é possível confirmar o diagnóstico sem uma biópsia. 5. Maligno: quando há evidência clara de células malignas. 6. Não pode ser classificado: quando a amostra é inadequada ou não pode ser avaliada. O risco de câncer de tireoide em cada categoria varia de acordo com a categoria. Na categoria benigna, o risco é muito baixo, enquanto na categoria maligna, o risco é alto. Nas outras categorias, o risco é intermediário e pode variar dependendo de outros fatores, como idade, sexo e histórico familiar. É importante lembrar que o Sistema Bethesda é apenas uma ferramenta de diagnóstico e que o diagnóstico final deve ser feito por um médico especialista em tireoide.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais