Buscar

05. (IFPE–2015) Extra oficialmente, o lateral-esquerdo brasileiro Ronny, do Sporting de Lisboa, já deu um chute com velocidade de 222 km/h. Mas o c...

05. (IFPE–2015) Extra oficialmente, o lateral-esquerdo brasileiro Ronny, do Sporting de Lisboa, já deu um chute com velocidade de 222 km/h. Mas o chute, ocorrido em novembro de 2006 durante um jogo contra o Naval pelo campeonato português, não foi medido oficialmente. Chegou-se a essa marca calculando a velocidade média que a bola atingiu para percorrer 16,5 metros em menos de 27 centésimos de segundo. Portanto, como a velocidade foi calculada pela análise do vídeo e não por equipamentos instalados no campo, o recorde não pôde entrar no Guinness Book, que segue registrando um chute de “apenas” 126 km/h como o recordista.

Qual o chute mais rápido já dado numa partida de futebol? Disponível em: .

Acesso em: 01 maio 2015.

Considerando-se que o recorde do chute mais rápido numa partida de futebol foi atingido com 126 km/h, qual a distância, expressa em metros, percorrida pela bola, sabendo-se que o tempo decorrido foi de 0,4 segundo e considerando-se que a bola se deslocou com velocidade constante sem resistência do ar e atrito?

A) 14 m.

B) 15 m.

C) 12 m.

D) 16 m.

E) 17 m.


A) 14 m.
B) 15 m.
C) 12 m.
D) 16 m.
E) 17 m.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a distância percorrida pela bola, podemos utilizar a fórmula da velocidade média: Velocidade média = distância percorrida / tempo decorrido Sabemos que a velocidade constante da bola é de 126 km/h, o que equivale a 35 m/s. Também sabemos que o tempo decorrido foi de 0,4 segundos. Substituindo esses valores na fórmula, temos: 35 = distância percorrida / 0,4 Distância percorrida = 35 x 0,4 Distância percorrida = 14 metros Portanto, a alternativa correta é a letra A) 14 m.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais