Buscar

01. (Enem–2017) No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de p...

01. (Enem–2017) No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido. O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor. Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h.

Posição do automóvel para a fotografia

0,50 m 0,75 m

Caixa com a máquina fotográfica

Sentido de movimento

Sensor 1 Sensor 2

No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é:

A) 8,3

B) 12,5

C) 30,0

D) 45,0

E) 75,0


A) 8,3
B) 12,5
C) 30,0
D) 45,0
E) 75,0

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver essa questão, é necessário utilizar a fórmula da velocidade média, que é dada por: Vm = ΔS/Δt Onde Vm é a velocidade média, ΔS é a variação de espaço e Δt é a variação de tempo. No caso da questão, a variação de espaço é de 0,25 m (distância entre os sensores) e a variação de tempo é o tempo que o carro leva para percorrer essa distância. Como a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, ou seja, 16,67 m/s, podemos calcular o tempo necessário para percorrer 0,25 m: Vm = ΔS/Δt 16,67 = 0,25/Δt Δt = 0,25/16,67 Δt = 0,015 s Como o tempo está em segundos e a questão pede em milissegundos, basta multiplicar por 1000: Δt = 0,015 x 1000 Δt = 15 ms Portanto, a alternativa correta é a letra B) 12,5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais