Buscar

2. Explique a estabilidade das vitaminas frente a processos tecnológicos, comumente aplicados no processamento de alimentos. A estabilidade das vi...

2. Explique a estabilidade das vitaminas frente a processos tecnológicos, comumente aplicados no processamento de alimentos.

A estabilidade das vitaminas muda de um alimento para outro mesmo se encontrar-se expostas as mesmas condições, isso porque a matriz dos alimentos se interage de formas desiguais com as vitaminas.
As vitaminas são muito sensíveis, elas podem se degradar por fatores simples como: Presença de oxigênio; Temperatura; Luz; Umidade; Duração do tratamento em que o alimento foi submetido; pH.
Temos alguns exemplos como: Branqueamento: onde as vitaminas são destruídas devido ao tempo de exposição ao calor e do meio de transmissão (água ou vapor); Desidratação osmótica: onde a retenção de vitaminas é uma vantagem desse processo; Extrusão: onde as vitaminas, dependendo de sua estrutura química, apresentam diferentes estabilidades nesse processo.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDO DIRIGIDO DE MINERAIS E VITAMINAS
5 pág.

Nutrição Humana Universidade Federal de LavrasUniversidade Federal de Lavras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os processos tecnológicos aplicados no processamento de alimentos podem afetar a estabilidade das vitaminas presentes nesses alimentos. As vitaminas são sensíveis a fatores como presença de oxigênio, temperatura, luz, umidade, duração do tratamento e pH. A estabilidade das vitaminas varia de um alimento para outro, pois a matriz dos alimentos interage de forma diferente com as vitaminas. Alguns exemplos de processos tecnológicos que podem afetar a estabilidade das vitaminas são o branqueamento, a desidratação osmótica e a extrusão. No branqueamento, as vitaminas podem ser destruídas devido ao tempo de exposição ao calor e do meio de transmissão (água ou vapor). Na desidratação osmótica, a retenção de vitaminas é uma vantagem desse processo. Na extrusão, as vitaminas podem apresentar diferentes estabilidades dependendo de sua estrutura química.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais