Ed
há 3 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Os efeitos da retração e da fluência, que são consideradas ações permanentes indiretas, devem ser considerados sempre que a estrutura requeira cálculos mais precisos, devendo-se utilizar, para tanto, as prescrições contidas no anexo A da NBR 6118 (2014). - Esta afirmação é verdadeira, pois a retração e a fluência são ações que devem ser consideradas em cálculos estruturais. b) Os deslocamentos ocorridos nos apoios, que se classificam como ações permanentes diretas, devem ser considerados apenas quando os esforços por eles gerados forem significativos em comparação aos esforços gerados pelas demais ações, o que ocorre, geralmente, em estruturas hiperestáticas e muito rígidas. - Essa afirmação não é totalmente correta, pois os deslocamentos devem ser considerados independentemente de sua significância em relação a outras ações. c) Imperfeições geométricas classificam-se como ações indiretas e devem ser consideradas nos cálculos a fim de se atender às condições de segurança no estado limite de serviço. - Imperfeições geométricas são relevantes, mas a classificação como ações indiretas pode não ser precisa. d) O peso próprio das estruturas não deve ser desprezado nos cálculos estruturais de concreto armado, devendo ser obtido a partir da massa específica dos materiais que as compõem, sendo classificado como ação permanente indireta. - O peso próprio é uma ação permanente, mas é classificado como ação permanente direta, não indireta. e) A ação dos elementos construtivos fixos é considerada uma ação permanente direta e são exemplos desse tipo de elementos as paredes de alvenaria, argamassas de regularização, revestimentos cerâmicos, contrapisos, bem como equipamentos como guindastes e betoneiras. - Esta afirmação está correta, pois os elementos construtivos fixos são, de fato, considerados ações permanentes diretas. Após a análise, a alternativa correta é: e) A ação dos elementos construtivos fixos é considerada uma ação permanente direta e são exemplos desse tipo de elementos as paredes de alvenaria, argamassas de regularização, revestimentos cerâmicos, contrapisos, bem como equipamentos como guindastes e betoneiras.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra D: "O peso próprio das estruturas não deve ser desprezado nos cálculos estruturais de concreto armado, devendo ser obtido a partir da massa específica dos materiais que as compõem, sendo classificado como ação permanente indireta." As ações permanentes são aquelas que atuam durante toda a vida útil da estrutura, mantendo seu valor aproximadamente constante ao longo do tempo ou sendo crescentes, com tendência a atingir um valor limite após um certo período de tempo. O peso próprio das estruturas é uma ação permanente indireta e deve ser considerado nos cálculos estruturais de concreto armado.
Gustavo Medeiros de Sousa
ano passado
Opção CERTA: Os efeitos da retração e da fluência, que são consideradas ações permanentes indiretas, devem ser considerados sempre que a estrutura requeira cálculos mais precisos, devendo-se utilizar, para tanto, as prescrições contidas no anexo A da NBR 6118 (2014).
Mais perguntas desse material