Logo Passei Direto
Buscar
7. Um oleoduto tem a forma da curva y = 1 − x2 com 0 ≤ x ≤ 1, x e y medidos em quilômetros. Será constrúıda uma cerca tangente à curva y = 1 − x2 no ponto P 6= (0, 1). Determine as coordenadas do ponto P de modo que a área da região triangular formada pela cerca e pelos eixos seja mı́nima.


User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para encontrar o ponto P que minimiza a área do triângulo formado pela cerca e pelos eixos, podemos usar o cálculo diferencial. Primeiro, precisamos encontrar a equação da reta tangente à curva y = 1 - x² no ponto P. Para isso, podemos calcular a derivada da função y em relação a x: y' = -2x A inclinação da reta tangente no ponto P é igual a y'(P). Então, a equação da reta tangente é dada por: y - y(P) = y'(P) * (x - x(P)) Substituindo y'(P) = -2x(P) e as coordenadas do ponto P, temos: y - (1 - x(P)²) = -2x(P) * (x - x(P)) Simplificando, temos: y = 2x(P) * x - x(P)² + 1 Agora, podemos encontrar as coordenadas do ponto P que minimizam a área do triângulo formado pela cerca e pelos eixos. A área do triângulo é dada por: A = (1/2) * x(P) * y(P) Substituindo a equação da reta tangente, temos: A = (1/2) * x(P) * (2x(P) * x(P) - x(P)² + 1 - 1) Simplificando, temos: A = (1/2) * x(P) * (x(P)² - x(P)) Para encontrar o valor de x(P) que minimiza a área A, podemos derivar a expressão em relação a x(P) e igualar a zero: dA/dx(P) = (1/2) * (3x(P)² - 2x(P)) = 0 Resolvendo a equação do segundo grau, temos: x(P) = 0 ou x(P) = 2/3 Como P é diferente de (0, 1), temos que x(P) = 2/3. Substituindo na equação da reta tangente, temos: y(P) = 4/9 Portanto, as coordenadas do ponto P que minimizam a área do triângulo são (2/3, 4/9).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. Constrói-se uma janela normanda colocando-se um semićırculo em cima de uma janela retangular (figura ao lado). Encontre as dimensões da janela de área máxima, sabendo-se que seu peŕımetro é de 5 m.


5. Considere os triângulos retângulos no 1o. quadrante, cada um com seus lados apoiados nos eixos coorde-nados e em uma reta que contém o ponto (2, 3). Encontre o triângulo de área mı́nima.


8. Se um objeto dista x unidades de um foco de intensidade luminosa constante I, a luminosidade do objeto é igual a I/x2. Dois focos, F1 e F2 de intensidades I1 e I2, respectivamente, encontram-se separados por d unidades. Em que ponto do segmento de reta que liga F1 a F2, a luminosidade é mı́nima? Qual deve ser a razão entre I1 e I2 para que o ponto de luminosidade mı́nima entre os dois focos esteja a uma distância de d/3 unidades da fonte de luminosidade I1?


9. Um quadro de altura H está pendurado em uma parede vertical de modo que sua borda inferior está a uma altura h do raio de visão horizontal de um observador. A que distância da parede deve colocar-se o observador para que a sua posição seja a mais vantajosa para contemplar o quadro, isto é, para que o ângulo de visão seja máximo?


Mais conteúdos dessa disciplina