Buscar

Leia a seguinte questão: "A equação de Clapeyron é utilizada para descrever o estado termodinâmico dos gases ideais, sendo uma expressão matemátic...

Leia a seguinte questão:


"A equação de Clapeyron é utilizada para descrever o estado termodinâmico dos gases ideais, sendo uma expressão matemática que relaciona grandezas como pressão (P), volume (V), temperatura (T) e número de partículas (n). De acordo com essa equação, pressão, volume, temperatura e número de mols relacionam-se de acordo com a seguinte expressão: PV = nRT. Os gases ideais, também chamados de gases perfeitos, podem ser compreendidos como um conjunto de moléculas ou átomos que estão em movimento constante e aleatório. 



 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ": ARAUJO, EDUARDO MORAES. Texto da aula Físico- Química Aula 1. Curitiba: 2019. p. 12.

Com base no trecho fornecido sobre a equação de Clapeyron e os gases ideais, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:



I ( ) A equação de Clapeyron relaciona as grandezas pressão, volume, temperatura e número de mols para gases reais, não para gases ideais.



II ( ) A unidade de R, a constante universal dos gases, depende das unidades de pressão, volume e temperatura usadas no cálculo.



 III ( ) Na equação PV = nRT, se o valor de R for dado em unidades do sistema internacional (SI), a pressão será em Pascal (Pa), o volume em metros cúbicos (m³) e a temperatura em Kelvin (K).



IV ( ) Gases ideais são caracterizados por suas moléculas independentes e choques inelásticos.



 V (  ) A constante R não possui uma unidade bem definida



Agora, assinale a sequência correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho fornecido sobre a equação de Clapeyron e os gases ideais, as afirmativas corretas são: I (F) A equação de Clapeyron relaciona as grandezas pressão, volume, temperatura e número de mols para gases ideais, não para gases reais. II (V) A unidade de R, a constante universal dos gases, depende das unidades de pressão, volume e temperatura usadas no cálculo. III (V) Na equação PV = nRT, se o valor de R for dado em unidades do sistema internacional (SI), a pressão será em Pascal (Pa), o volume em metros cúbicos (m³) e a temperatura em Kelvin (K). IV (F) Gases ideais são caracterizados por suas moléculas independentes e choques elásticos. V (F) A constante R possui a unidade J/(mol.K) no Sistema Internacional de Unidades (SI). Portanto, a sequência correta é: II - III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais