Buscar

Existem algumas disparidades e controvérsias sobre os termos Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar. No Brasil, o Conselho Federal de Psicolog...

Existem algumas disparidades e controvérsias sobre os termos Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia reconhece a partir do ano 2000 como especialidade profissional apenas a Psicologia Hospitalar.

Sobre os termos Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, é correto afirmar:


a. Razões sociais e relacionadas à compreensão e dinâmica do sistema de saúde vigente nos anos 1950 levaram a predominância do termo Psicologia Hospitalar no cenário brasileiro.
b. Não existem diferenças entre os termos e práticas, ficando a critério do profissional a escolha de qualquer um deles.
c. A Psicologia da Saúde origina-se primeiramente no tempo, sendo que após evoluções nas práticas e análises oriundas dos próprios profissionais, convencionou-se chamar de “Psicologia Hospitalar”.
d. São diferentes no âmbito do nível de atenção em saúde: Psicologia Hospitalar diz respeito aos níveis de atenção primário e secundário, enquanto que a Psicologia da Saúde é praticada a nível terciário nas UBS’s (os antigos “postos de saúde”).
e. Tratam-se de práticas distintas: enquanto a Psicologia Hospitalar debruça-se sobre as influências emocionais da vivência de hospitalização dos pacientes, a Psicologia da Saúde estuda os processos psicossomáticos de saúde-doença.

Essa pergunta também está no material:

AVA - Psicologia Hospitalar 1 2 3 4
62 pág.

Psicologia Hospitalar Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Razões sociais e relacionadas à compreensão e dinâmica do sistema de saúde vigente nos anos 1950 levaram a predominância do termo Psicologia Hospitalar no cenário brasileiro. Embora haja controvérsias e disparidades sobre os termos Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, o Conselho Federal de Psicologia reconhece apenas a Psicologia Hospitalar como especialidade profissional desde o ano 2000. A letra B está incorreta, pois existem diferenças entre os termos e práticas. A letra C está incorreta, pois a Psicologia da Saúde não se originou primeiramente no tempo, e sim a Psicologia Hospitalar. A letra D está incorreta, pois a Psicologia Hospitalar é praticada em níveis de atenção primário e secundário, enquanto a Psicologia da Saúde é praticada em níveis terciários. A letra E está incorreta, pois a Psicologia Hospitalar não se debruça apenas sobre as influências emocionais da vivência de hospitalização dos pacientes, e a Psicologia da Saúde não estuda apenas os processos psicossomáticos de saúde-doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais