Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

ESTÁCIO
O lúdico é um elemento necessário ao planejamento docente no contexto da Educação Infantil por representar uma ação educativa que envolve jogos, brincadeiras, atividades criativas, músicas, contação de histórias e danças, com a intenção de promover um ambiente prazeroso estimulando a construção da autonomia e o aprendizado das crianças nesta fase escolar. Sendo assim, é preciso entendermos que o lúdico como recurso pedagógico está presente nos momentos reservados das brincadeiras livres e também das guiadas. A partir dos nossos estudos, selecione a alternativa que apresenta a diferença entre ambas as atividades. A A intervenção docente. Na brincadeira livre a intervenção pode acontecer, mas bem pouco, enquanto que na brincadeira guiada, a intervenção é mais frequente para atingir os objetivos previstos. B A autonomia. Na brincadeira livre a criança decide como irá conduzir as brincadeiras, enquanto que na brincadeira guiada, somente o professor decide o desenvolvimento da atividade, do início ao fim. C A descontração. Na brincadeira livre as crianças ficam ‘soltas’ sem nenhuma participação docente, enquanto que na brincadeira guiada toda a atividade é conduzida como um momento de recreação. D A ação colaborativa. Na brincadeira livre as crianças devem contar com a participação de outras crianças e nunca ficarem sozinhas, enquanto que na brincadeira guiada, o desenvolvimento é sempre inicialmente individual e depois em grupo, no sentido de facilitar a observação e os registros docentes.
User badge image
laininhaoliveira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar a diferença entre brincadeiras livres e guiadas: A) A intervenção docente. Esta opção destaca que na brincadeira livre a intervenção do professor é mínima, enquanto na brincadeira guiada a intervenção é mais frequente para atingir objetivos. Isso é correto, pois a brincadeira guiada geralmente envolve mais direcionamento do docente. B) A autonomia. Aqui, a opção menciona que na brincadeira livre a criança decide como conduzir, enquanto na guiada o professor decide tudo. Isso também é verdadeiro, pois a brincadeira livre promove mais autonomia para a criança. C) A descontração. Esta alternativa sugere que na brincadeira livre não há participação docente, o que não é totalmente preciso, pois o professor pode observar e intervir de forma sutil. Além disso, a brincadeira guiada não é apenas recreativa, mas tem objetivos pedagógicos. D) A ação colaborativa. Esta opção fala sobre a participação de outras crianças na brincadeira livre e o desenvolvimento individual na guiada. Embora a colaboração seja importante, a descrição não reflete a essência da diferença entre as duas. Após essa análise, a alternativa que melhor apresenta a diferença entre as atividades é a) A intervenção docente. Na brincadeira livre a intervenção pode acontecer, mas bem pouco, enquanto que na brincadeira guiada, a intervenção é mais frequente para atingir os objetivos previstos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que apresenta a diferença entre as atividades de brincadeira livre e brincadeira guiada é a letra B: "A autonomia. Na brincadeira livre a criança decide como irá conduzir as brincadeiras, enquanto que na brincadeira guiada, somente o professor decide o desenvolvimento da atividade, do início ao fim." Na brincadeira livre, a criança tem mais liberdade para escolher como irá brincar, enquanto na brincadeira guiada, o professor é quem determina como a atividade será conduzida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike2
User badge image

daniela_loose

há 2 anos

resposta correta A

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina