Buscar

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedic...

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.”

Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir.

I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.

Está correto somente o que se afirma em:
a) I;
b) II;
c) III;
d) I e II;
e) I e III.

André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.
Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar.
a) I;
b) II;
c) III;
d) I e II;
e) I e III.

Essa pergunta também está no material:

FGV - 250 Questões Para Professor
106 pág.

Concursos FACUMINAS EADFACUMINAS EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) I e III. Isso porque a afirmativa I está correta, já que André está preocupado com "como" ensinar, o que se aproxima das teorias tradicionais do currículo. Já a afirmativa III também está correta, pois tanto André quanto Pedro estão preocupados com "o quê" ensinar, o que também se aproxima das teorias tradicionais do currículo. A afirmativa II está incorreta, pois Pedro está preocupado com as conexões entre saber, identidade e poder, o que se aproxima das teorias críticas e pós-críticas do currículo, mas não significa que ele esteja mais próximo dessas teorias do que André.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais