Buscar

4. A operação de indexação parece bastante comum: folhear um livro, ler alguns trechos específicos deste volume e identificar os temas tratados pel...

4. A operação de indexação parece bastante comum: folhear um livro, ler alguns trechos específicos deste volume e identificar os temas tratados pelos autores. No entanto, não se trata de um procedimento técnico simples, uma vez que esta identificação de conteúdo exige "conhecer" minimamente as diversas áreas do conhecimento, conhecer conceitos presentes nessas mesmas áreas, compreender as relações existentes entre eles, traduzir estes conceitos para uma linguagem documentária para que, enfim, o usuário possa utilizar este resultado para acessar fisicamente a informação desejada. Com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, esse processo também foi influenciado, passando de um processo manual para uma indexação automática; automática por extração e automática por atribuição. Sobre os tipos de indexação, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Indexação por atribuição.
II- Indexação por extração.
III- Indexação automática.

( ) Há influência da frequência de ocorrência das palavras e/ou termos no documento original.
( ) Auxilia a recuperação da informação que é uma das bases para uma das correntes de constituição do campo da ciência da informação.
( ) É uma espécie de vocabulário controlado construído pelo bibliotecário indexador e utilizado por ele para futuras indexações de documentos aos quais possam ser atribuídos os mesmos termos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) III - II - I.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) II - III - I.

Essa pergunta também está no material:

PROVA FINAL INDEXAÇÃO E RESUMOS
4 pág.

Registros e Suportes do Conhecimento Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) III - I - II. Justificativa: - A indexação por atribuição é uma espécie de vocabulário controlado construído pelo bibliotecário indexador e utilizado por ele para futuras indexações de documentos aos quais possam ser atribuídos os mesmos termos. (Item I) - A indexação por extração é influenciada pela frequência de ocorrência das palavras e/ou termos no documento original. (Item II) - A indexação automática é uma técnica que utiliza algoritmos para identificar e extrair informações relevantes de um documento, auxiliando na recuperação da informação. (Item III) Portanto, a sequência correta é III - I - II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais