Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da definição de “tempo padrão”, assinale a correta: a. É aquele que é marcado quando é realizado uma operação. Normalmente é obtido por meio da cronometragem direta do operador em seu posto de trabalho. b. É aquele requerido por uma operação, quando as interrupções e condições especiais da operação não são levadas em conta. c. É o tempo em que um operador leva para executar sua função em velocidade normal. Velocidade normal é aquela em que o operador consegue manter durante todo o período de trabalho sem causar fadiga. d. É aquele requerido por uma operação, quando as interrupções e condições especiais da operação forem levadas em conta. e. É aquele requerido por uma operação, quando as interrupções e condições especiais da operação anterior e da operação seguinte, são levados em conta.
User badge image
William Paiva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: "É aquele requerido por uma operação, quando as interrupções e condições especiais da operação forem levadas em conta." O tempo padrão é o tempo necessário para realizar uma tarefa ou operação, levando em consideração as condições normais de trabalho, interrupções e outras condições especiais que possam afetar o tempo necessário para a realização da tarefa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A respeito das etapas das da Organização Racional do Trabalho, assinale aquele que possuir a definição correta.
a. Condições de trabalho: O princípio diz que a especialização de um funcionário deve sempre vir acompanhada com a especialização de um supervisor. Esse conceito abraça a ideia da coexistência de diversos supervisores sendo cada um dos supervisores especializados em uma área específica.
b. Incentivos salariais e prêmios de produção:O conceito inicial era de que a remuneração deveria ter como base a eficiência e produção de cada operador, ao invés de ser pago mensalmente. Pela lógica, quem trabalha mais deve ganhar mais.
c. Desenho de cargos e tarefas:esse estudo tem como objetivo principal evitar movimentos que não agregam valor a atividade executada. O estudo é feito baseado na fisiologia humana, respeitando sempre os limites do corpo humano para que não seja causado nenhuma lesão.
d. Supervisão funcional:o princípio diz que o ambiente industrial é um fator que influencia diretamente na eficiência do operador, através de estudos, constatou-se que esse fator não apenas contribui na produtividade, mas também na redução da fadiga e de outros aspectos negativos.
e. Estudo da fadiga humana:é considerado tarefa toda atividade exercida por um colaborador dentro da empresa já cargo é tido como um conjunto de tarefas que são realizadas de maneira cíclica, para o autor, desenhar um cargo é o mesmo que detalhar seu conteúdo.

Dentre as alternativas a baixo, assinale aquela que apresente corretamente algumas das características dos grupos semi-autônomos.
a. “Bens fabricados em pequena escala em plantas flexíveis e direcionados para certos nichos de mercado” e “fichas de instrução para o trabalhador”.
b. “Requalificação contínua dos colaboradores voltada para o produto” e “sistema de rotina”.
c. “Permite rotatividade de atividades e amplitude de tarefas” e “necessidade duma seção ou sala de planejamento”.
d. “Automação flexível” e “Permite rotatividade de atividades e amplitude de tarefas”.
e. “Descentralização do trabalho, hierarquia plana e ampla delegação de responsabilidades” e “chefia numerosa e funcional”.

Dentre as técnicas que uma empresa pode usar para obter a polivalência dos funcionários, assinale aquela que possuir a descrição correta.
a. Treinamento dos operadores: Essa etapa consiste na rotação de operadores, essa etapa só pode acontecer após os operadores possuírem um completo domínio sobre determinada função.
b. Rotação dos operadores: essa etapa consiste em especializar cada funcionário em sua devida função.
c. Treinamento dos operadores: começa-se sempre pelo mais fácil, ou seja, trabalhando em cima das funções essenciais e após a execução dessas tarefas, vem a capacitação de novas funções.
d. Rotação dos operadores: Essa etapa consiste na rotação de operadores, essa etapa só pode acontecer após os operadores possuírem um completo domínio sobre determinada função.
e. Treinamento dos supervisores e encarregados: essa etapa consiste em especializar cada funcionário em sua devida função.

A respeito da técnica de amostragem do trabalho, marque a afirmação correta.
a. No geral, a anotação da técnica é complexa e requer alto nível de treinamento para compreensão.
b. Para a aplicação da técnica, é necessário observar o trabalho e reparar nos intervalos aleatórios de tempo.
c. A técnica é restrita para a indústria têxtil.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Determinar a porcentagem de tempo que os operários utilizam em suas atividades não é uma função/objetivo da técnica.

Marque a alternativa cuja a afirmação é uma das dimensões que a gestão participativa envolve.
a. Resultados: O excesso de hierarquia pode ser uma barreira para a implantação da gestão participiva, tendo em vista que essa hierarquia extensa pode favorecer e centralizar a gestão e não abrir a gestão para novas sugestões.
b. Comportamental:Uma coisa que pode ajudar nesse processo é ter uma gestão muito voltada para a análise de dados e obtenção de resultados. Nessa etapa o cargo não é importante em relação ao que os dados dizem.
c. Processo Decisorial:deve ser totalmente delegado e descentralizado, as informações totalmente compartilhadas, sendo que a comunicação deve observar os princípios de clareza, coerência e adequação e os sistemas de recompensas materiais e salariais devem ser frequentes, com punições raras e definidas pelo grupo.
d. Interfaces e Stakeholders: Gestão participativa não é apenas dentro da organização, pode significar também abrir a conversa para as outras partes envolvidas como os clientes e financiadores (stakeholders).
e. Estrutural: essa dimensão é tida como sendo uma das mais difíceis de controlar, uma vez que a presença de gerentes ou líderes autoritários ou impositivos podem causar uma barreira na implantação da gestão participativa.

A respeito da teoria dos dois fatores, assinale a afirmação verdadeira.
a. A teoria dos dois fatores está relacionada com a gestão participativa.
b. Os fatores motivadores abrangem: ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, segurança no emprego, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando estes fatores estiverem apropriados, as pessoas não ficarão insatisfeitas.
c. Os fatore higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como:reconhecimento e oportunidade de progresso profissional, responsabilidade e realização e levam os funcionários de estados de não-satisfação ao estado de satisfação.
d. Os fatores motivadores abrangem:todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: reconhecimento e oportunidade de progresso profissional, responsabilidade e realização e levam os funcionários de estados de não-satisfação ao estado de satisfação.
e. Esta teoria divide os fatores em experimentação e higiênicos.

Como é realizado a medição do trabalho? a. Não é possível “MEDIR” o trabalho. b. É necessário determinar medidas relacionadas ao tamanho do produto. c. É necessário determinar peso relativo do produto. d. É necessário determinar o intervalo de tempo que um produto leva para ser feito, levando em conta desde a escolha da matéria prima até o empacotamento. e. É necessário determinar o intervalo de tempo que uma operação leva para ser completada.

Marque a alternativa cuja a afirmação é um dos critérios que caracterizam os grupos semi-autônomos.
a. Atrelado ao conceito de grupo semi-autônomo, está o conceito de autonomação.
b. Cada membro do grupo pode executar uma variedade de sub tarefas dependendo de sua capacidade e da necessidade.
c. O grupo semi-autônomos possuem pouco ou nenhum grau de autonomia, logo, não é tarefa do grupo a coordenação da sequência do trabalho e a alocação de trabalhos e tarefas dentro da unidade de produção.
d. Trabalhadores que se encontram em uma unidade de produção ilimitada (tanto fisicamente quanto organizacionalmente) e que não compartilham tarefas, e assumem responsabilidade compartilhada a longo termo.
e. Como os funcionários possuem pouca liberdade para expandirem seu ambiente de trabalho, isso faz com que cada membro execute tarefas desanimadoras.

Mais conteúdos dessa disciplina