Buscar

A respeito da relativização da coisa julgada no Brasil é correto afirmar que:

Respostas

User badge image

Maria Eduarda Govêa

O conceito de coisa julgada está previsto na Lei de Introdução ao Código Civil - Decreto-Lei nº 4.657/42, em seu artigo 6º, parágrafo 3º segundo o qual dispõe que: “chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba mais recurso”.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A relativização da coisa julgada vem sendo muito debatida dentro da jurisprudência, tanto que gera opiniões divergentes de diversos renomados autores da literatura jurídica. Há defensores da segurança jurídica que a coisa julgada traz, inclusive como forma de pacificação social e de outro lado, encontramos os defensores da relativização que acreditam que a justiça deve prevalecer sobre tudo. A imutabilidade oriunda da coisa julgada encontra fundamento no artigo 5º inciso XXXVI da CF, que estabelece que nem a lei prejudicará a coisa julgada. Também encontra fundamento no Código de Processo Civil que em seu artigo 267 inciso V §3ºdiz que o juiz não julgará novamente causa já decidida – sem cabimento de recursos -, devendo extinguir o processo sem abrenhar o mérito.

A justiça da decisão pode ser enxergada dentro de todo nosso próprio esquema jurídico. A justiça como um todo, que exalta regras e comandos, é intrínseca ao ser humano, oriundos desde o nascimento, tal como os preceitos éticos.

Uma decisão injusta conturba a sociedade e gera desconfiança para com o judiciário. Não é difícil pensarmos em uma coisa julgada de maneira equivocada, que afete direitos protegidos dentro dos próprios direitos e garantias fundamentais ao indivíduo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando